Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Publicado em 12 de Dezembro de 2014 às 17:32 em Sabia que ... | 1 comentário

O Consumo Excessivo de Gorduras

O Consumo Excessivo de Gorduras

Nos diversos tipos de alimentos, que compõem uma alimentação saudável, existem gorduras com funções importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, destacando-se:– o fornecimento de ácidos gordos essenciais; estes não são produzidos pelo nosso organismo;
– o retardamento do esvaziamento gástrico, melhorando a eficácia da digestão;
– a saciação precoce, contribuindo para a diminuição do consumo exagerado de alimentos;
– o transporte de vitaminas solúveis em gorduras (vitaminas A, D, E, e K);
– a proteção contra o frio;
– a proteção de órgãos contra agressões externas.

Por outro lado, o consumo excessivo de gorduras pode contribuir para o excesso de peso, e mesmo obesidade; aumenta o risco de aparecimento de outras doenças, como a hipertensão arterial, a elevação do colesterol sanguíneo e alguns tipos de cancro.

azeite

Para diminuir o consumo de gorduras, deve-se:
– utilizar pouca gordura na confeção das refeições (estufados, assados, saladas); dar preferência ao azeite, na confeção e no tempero; no pão preferir manteiga ou azeite sempre em pequenas porções;
– preferir métodos confeção saudáveis que não exijam a utilização de gorduras (cozer, grelhar, estufar em cru); optar por peixes e carnes magras, retirando todas as gorduras visíveis antes de os cozinhar.
– evitar o consumo de produtos de confeitaria, pastelaria, salsicharia e charcutaria; caldos concentrados; refeições fast-food; patês; queijos gordos; conservas em óleos; gorduras hidrogenadas, que são gorduras alteradas industrialmente muito prejudiciais para a nossa saúde!

No entanto, o primeiro passo para a redução do consumo de gorduras, começa no supermercado: é importante ler os rótulos das embalagens optando por alimentos com pouca gordura e sem gorduras hidrogenadas.

1 Comentário

  1. A nutricionista lembra tambem que o consumo em excesso de gordura saturada pode causar doencas como infarto, acidente vascular cerebral e cancer. Segundo a especialista, o ideal e diminuir o consumo de carne vermelha e frituras e aumentar a ingestao de alimentos com fibras.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *