Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 04 de Abril de 2017 às 14:41 em Noticias | 0 comentários

A idade e o sexo influenciam o diagnóstico de hipotiroidismo

A idade e o sexo influenciam o diagnóstico de hipotiroidismo

Para determinarem se devem ser realizados exames de diagnóstico a hipotiroidismo os médicos, por norma, apoiam-se nos sintomas dos seus pacientes. Um estudo veio revelar que os sintomas desta doença são menos variados nas pessoas mais velhas, o que pode dificultar a suspeita e consequente diagnóstico de hipotiroidismo nesta faixa etária.

O hipotiroidismo é uma doença da glândula tiroide que conduz ao aparecimento de sintomas como cansaço, pele seca, obstipação, má disposição, perda de cabelo e aumento de peso. Estes sintomas resultam da produção insuficiente de hormonas tiroideias por parte da tiroide.

Na Dinamarca, foi realizado um estudo, designado de projeto DanThyr, em que foram analisados, entre um grupo de pessoas que sofria de hipotiroidismo autoimune e outro com tiroide saudável, 13 sintomas: nó na garganta; dificuldade em engolir; dores no pescoço; respiração sibilante; falta de ar; palpitações; obstipação; perda de cabelo; pele seca e sensível; inquietação; variações de humor; tonturas; cansaço.

No hipotiroidismo autoimune, como a Tiroidite de Hashimoto, o corpo produz anticorpos que se comportam de forma estranha, atacando a própria glândula tiroide, destruindo-a.

O estudo dinamarquês veio demonstrar que os 13 sintomas analisados são mais frequentes nas pessoas jovens com hipotiroidismo e que com o avançar da idade esses sintomas vão desaparecendo. Estas conclusões servem de alerta para os médicos. Realizar testes de diagnóstico a hipotiroidismo com base nos sintomas faz sentido quando se está a lidar com pacientes jovens. Já no caso de pessoas mais velhas e principalmente mulheres, o hipotiroidismo torna-se mais difícil de detetar, só com base nos sintomas.

 

Fonte: www.thyroid.org

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seven + 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.