Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 16 de Março de 2016 às 18:21 em Noticias | 0 comentários

Os principais problemas de tiroide

Os principais problemas de tiroide

 

Sabia que as doenças da tiroide são muito comuns, sendo mais frequentes no sexo feminino que no masculino.

Existem múltiplas doenças da tiroide. Algumas caraterizam-se pelo incorreto funcionamento da tiroide. A tiroide produz e liberta para a circulação sanguínea duas hormonas, essenciais à vida, uma vez que exercem múltiplos efeitos a nível do metabolismo, crescimento e desenvolvimento do organismo.

Entre as patologias mais comuns da tiroide na população encontram-se:

Hipertiroidismo: ocorre quando a glândula da tiroide produz hormonas em excesso. Quando há um excesso das hormonas tiroideias, o organismo encontra-se “acelerado”.

Hipotiroidismo: ocorre quando a glândula da tiroide não produz hormonas em quantidade suficiente para a corrente sanguínea. Este défice compromete o normal funcionamento do organismo.

Doenças Autoimunes: acontecem quando o organismo não reconhece a tiroide como parte integrante e começa a defender-se dela, através de anticorpos dirigidos contra a glândula tiroide, que podem estimular ou destruir a glândula. São exemplo de doenças autoimunes a Doença de Graves e a Tiroidite de Hashimoto.

Bócio: ocorre quando a tiroide está globalmente aumentada de tamanho.

Nódulos: “inchaços”, quase sempre indolores, na zona do pescoço. A sua grande maioria é benigna, sendo que apenas cerca de 5% destes são malignos, ou seja, cancro da tiroide.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.