Sabia que… Défice de Iodo
A nível mundial cerca de 2 biliões de pessoas tem deficiência de iodo. O défice de iodo é a maior causa potencialmente evitável de lesões cerebrais.
Leia maisA nível mundial cerca de 2 biliões de pessoas tem deficiência de iodo. O défice de iodo é a maior causa potencialmente evitável de lesões cerebrais.
Leia maisSe está grávida e faz hormona tiroideia, deve continuar a fazer a medicação e consultar o seu médico.
Leia maisPara que haja uma boa absorção a hormona tiroideia tem que ser tomada em jejum e esperar no mínimo 30 minutos até tomar o pequeno almoço?
Leia maisDeterminados alimentos e medicamentos alteram a absorção da hormona tiroideia. A soja ou seus derivados, alimentos com muitas fibras, suplementos de ferro ou cálcio, antiácidos que contem alumínio ou ferro podem alterar a absorção da hormona tiroideia.
Leia mais
A tiróide é uma glândula de secreção endócrina, isto é, produz hormonas que são libertadas para a circulação sanguínea – as hormonas tiroideias, T3 e T4. Estas são substâncias químicas que são fundamentais para o normal funcionamento das células do nosso organismo.
Localiza-se na base do pescoço, por cima da traqueia (logo abaixo da maçã de Adão nos homens). Tem a forma de uma borboleta, sendo constituída por dois lobos unidos por uma porção central – istmo.
A tiróide produz e liberta para a circulação sanguínea duas hormonas: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (tiroxina ou T4). A T3 é a forma activa da hormona formada principalmente a partir da conversão da T4 nos tecidos periféricos do organismo.
As hormonas tiroideias são essenciais à vida e exercem múltiplos efeitos a nível de metabolismo, crescimento e funcionamento do organismo. Através do sangue são transportadas a todas as células do nosso corpo, influenciando o seu metabolismo. Duma forma simples podemos dizer que regulam a velocidade com que as células trabalham. Se há um aumento da produção de hormonas tiroideias como no hipertiroidismo , o nosso organismo está acelerado, por exemplo há um aumento da frequência cardíaca, aumento do funcionamento do intestino. Por outro lado se há uma menor produção de hormonas tiroideias, hipotiroidismo, a frequência cardíaca diminui, o intestino trabalha mais lentamente podendo dar obstipação.
A actividade da glândula tiróide é controlada por duas hormonas produzidas noutros órgãos:
A hipófise e o hipotálamo são uma espécie de sensores, sensíveis aos níveis de hormanas tiroideias em circulação. Se os níveis de T3 e T4 em circulação forem baixos o hipotálamo liberta TRH que estimula a libertação de TSH pela hipófise. Os níveis aumentados de TSH, por sua vez, estimulam a tiróide a produzir mais hormona tiroideia, de forma a restabelecer os níveis normais.
Pelo contrário, se os níveis de hormonas tiroideias em circulação excederem os valores normais, o hipótalamo e a hipófise diminuem a libertação de TRH e TSH respectivamente, de forma a que haja menor produção de T3 e T4 pela tiróide.
Em primeiro lugar um médico tem uma ideia da actividade da glândula através da história clínica, sintomas e exame físico que o doente apresenta.
Perante a suspeita clínica de alteração da função da tiroide é necessário uma análise laboratorial. É efectuada uma colheita de sangue onde é possível medir os níveis de T3, T4 e TSH.
As doenças tiroideias são muito comuns, sendo mais frequentes nas mulheres que nos homens.
Existem múltiplas doenças da tiróide, sendo as mais comuns:
Habitualmente as doenças da tiroide não são complicadas e os seus sintomas podem ser tratados. Há doenças que podem ser tratadas com medicamentos orais e outras que pode ser necessário recorrer a outras formas de tratamento.Pode ler mais detalhes na informação referente a doenças especificas.
Leia maisA tiróide é uma glândula que todos temos e que se localiza no pescoço. Por vezes pode estar aumentada de volume de forma difusa – bócio simples ou pode ter nódulos – bócio nódular.
Leia mais