Pages Menu
Categories Menu

Notícias

Os distúrbios da tiroide na 3ª idade

Publicado por em 08 08Europe/Lisbon Julho 08Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Os distúrbios da tiroide na 3ª idade

Já aqui o dissemos – e reforçámos – que a glândula da tiroide desempenha um papel fundamental no nosso organismo. Um papel que, quando alterado, deixa marcas, independentemente da idade. O que significa que também os mais velhos podem ser afetados pelos distúrbios da tiroide. De resto, são vários os estudos que confirmam que estes são problemas frequentes entre os que têm mais idade, até porque a incidência de problemas da tireoide aumenta com o envelhecimento.

(mais…)

Vamos premiar as autarquias que cuidam dos cuidadores

Publicado por em 29 29Europe/Lisbon Junho 29Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Vamos premiar as autarquias que cuidam dos cuidadores

Quem cuida de uma mãe, de um pai, de um filho conhece as dificuldades inerentes a esta tarefa. Sabe que não é fácil conciliar a vida profissional com o cuidar de outros, que o tempo nem sempre chega para tudo, que há sacrifícios que se fazem em nome de um amor maior. É por saber de tudo isto, e por saber também que os apoios aos cuidadores informais são ainda insuficientes, que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que a ADTI integra, decidiu criar a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). O projeto que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, cuja distinção se materializa na atribuição de selos de mérito.

(mais…)

Sinais de que nem tudo vai bem na tiroide das crianças

Publicado por em 07 07Europe/Lisbon Junho 07Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Sinais de que nem tudo vai bem na tiroide das crianças

Tal como os adultos, também as crianças podem sofrer de problemas da tiroide, que se traduzem num impacto importante no seu desenvolvimento físico e mental. E ainda que estes casos não sejam muito frequentes, também os mais pequenos, tal como acontece com os adultos, podem sofrer com uma tiroide hipoativa, o chamado hipotiroidismo, em que o corpo produz muito poucas hormonas tiroideias, ou com uma tiroide hiperativa, o hipertiroidismo, que se caracteriza pelo oposto, ou seja, pela produção excessiva de hormonas, que acelera o metabolismo.

(mais…)

Semana Internacional da Tiroide: vamos espalhar informação!

Publicado por em 25 25Europe/Lisbon Maio 25Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Semana Internacional da Tiroide: vamos espalhar informação!

São muitos os que, em todo o mundo, são afetados pelos distúrbios da tiroide. Os números dão conta de 350 milhões de pessoas cuja tiroide não funciona como devia, produzindo de forma excessiva ou insuficiente as hormonas que permitem um equilíbrio do organismo. E sabe-se também que destas, cerca de metade não tem diagnóstico.

(mais…)

Ajude-nos a perceber como é a vida de quem sofre com hipotiroidismo

Publicado por em 20 20Europe/Lisbon Maio 20Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Ajude-nos a perceber como é a vida de quem sofre com hipotiroidismo

São 350 milhões as pessoas que, em todo o mundo, sofrem com distúrbios da tiroide, muitas das quais com hipotiroidismo, um dos mais frequentes e que se caracteriza pela produção insuficiente de hormonas pela pequena glândula em forma de borboleta, com um grande impacto no nosso bem-estar. Por cá, serão muitas também as que enfrentam sintomas como fadiga/sonolência, sensibilidade ao frio, ganho de peso ou depressão e é para estas que se dirige um questionário, realizado pela ADTI com o apoio da Merck.

(mais…)

Cinco mitos comuns sobre a tiroide que está na hora de esclarecer

Publicado por em 06 06Europe/Lisbon Maio 06Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Cinco mitos comuns sobre a tiroide que está na hora de esclarecer

Se eu tiver um distúrbio da tiroide, vou saber de imediato.

Era bom que assim fosse, mas não é. Da fadiga, à ansiedade, palpitações ou queda de cabelo, os sintomas do hipotiroidismo são semelhantes aos de outros problemas comuns, o que faz com que se desvalorizem ou se atribuam os sinais a qualquer outra coisa. O que significa também que, se tiver um distúrbio da tiroide, o mais provável é que tal não seja óbvio. É, no entanto, fácil de saber através de uma simples análise ao sangue.

(mais…)

Tiroide, a glândula do metabolismo

Publicado por em 20 20Europe/Lisbon Abril 20Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Tiroide, a glândula do metabolismo

Há quem a associe ao aumento de peso ou pense em problemas oculares quando ouve o seu nome. De facto, o funcionamento da tiroide, uma pequena glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, tem um impacto que vai muito além do seu tamanho. A sua função é a de produzir hormonas, conhecidas como hormonas da tiroide, libertadas no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo. E para quê? Ajudar o corpo a usar a energia, a manter-se aquecido, a manter o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos a funcionar como devido.

(mais…)

O melhor exercício para quem sofre de doenças da tiroide

Publicado por em 20 20Europe/Lisbon Abril 20Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

O melhor exercício para quem sofre de doenças da tiroide

Umas vezes por preguiça, outras por falta de motivação, outras apenas porque sim. São muitas as razões, transformadas em justificações, que nos afastam da prática de exercício físico. E é ainda mais assim para quem vive com distúrbios da tiroide, que não raras vezes se manifestam através do cansaço extremo. Mas não faltam motivos para calçar uns ténis e começar a mexer. É que, confirma Inês Sapinho, médica endocrinologista, tal como é verdade para a população em geral, também o é para as pessoas com diagnóstico de doenças da tiroide: o exercício faz bem à saúde.

(mais…)

No mês da mulher, o alerta vai para a tiroide no feminino

Publicado por em 30 30Europe/Lisbon Março 30Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

No mês da mulher, o alerta vai para a tiroide no feminino

Se há doenças em que se pode dizer com certeza que não existe uma igualdade de género, essas são as associadas à tiroide. Maria João Oliveira, endocrinologista e porta-voz da Associação das Doenças da Tiroide, confirma que “as mulheres são cerca de 10 vezes mais afetadas do que os homens”. As razões que o justificam podem não ser ainda totalmente claras, mas a ciência já confirmou que residem no sistema hormonal feminino. 

(mais…)

Covid-19, as vacinas e as doenças da tiroide

Publicado por em 11 11Europe/Lisbon Março 11Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Covid-19, as vacinas e as doenças da tiroide

A disseminação da Covid-19 trouxe consigo muitos receios, não só para aqueles que vivem sem problemas de saúde, mas sobretudo para quem tem uma doença diagnosticada, seja esta qual for. 

(mais…)