Pages Menu
Categories Menu

Notícias

Tiroide, a glândula do metabolismo

Publicado por em 20 20Europe/Lisbon Abril 20Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Tiroide, a glândula do metabolismo

Há quem a associe ao aumento de peso ou pense em problemas oculares quando ouve o seu nome. De facto, o funcionamento da tiroide, uma pequena glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, tem um impacto que vai muito além do seu tamanho. A sua função é a de produzir hormonas, conhecidas como hormonas da tiroide, libertadas no sangue e transportados para todos os tecidos do corpo. E para quê? Ajudar o corpo a usar a energia, a manter-se aquecido, a manter o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos a funcionar como devido.

(mais…)

O melhor exercício para quem sofre de doenças da tiroide

Publicado por em 20 20Europe/Lisbon Abril 20Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

O melhor exercício para quem sofre de doenças da tiroide

Umas vezes por preguiça, outras por falta de motivação, outras apenas porque sim. São muitas as razões, transformadas em justificações, que nos afastam da prática de exercício físico. E é ainda mais assim para quem vive com distúrbios da tiroide, que não raras vezes se manifestam através do cansaço extremo. Mas não faltam motivos para calçar uns ténis e começar a mexer. É que, confirma Inês Sapinho, médica endocrinologista, tal como é verdade para a população em geral, também o é para as pessoas com diagnóstico de doenças da tiroide: o exercício faz bem à saúde.

(mais…)

No mês da mulher, o alerta vai para a tiroide no feminino

Publicado por em 30 30Europe/Lisbon Março 30Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

No mês da mulher, o alerta vai para a tiroide no feminino

Se há doenças em que se pode dizer com certeza que não existe uma igualdade de género, essas são as associadas à tiroide. Maria João Oliveira, endocrinologista e porta-voz da Associação das Doenças da Tiroide, confirma que “as mulheres são cerca de 10 vezes mais afetadas do que os homens”. As razões que o justificam podem não ser ainda totalmente claras, mas a ciência já confirmou que residem no sistema hormonal feminino. 

(mais…)

Covid-19, as vacinas e as doenças da tiroide

Publicado por em 11 11Europe/Lisbon Março 11Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Covid-19, as vacinas e as doenças da tiroide

A disseminação da Covid-19 trouxe consigo muitos receios, não só para aqueles que vivem sem problemas de saúde, mas sobretudo para quem tem uma doença diagnosticada, seja esta qual for. 

(mais…)

Hipotiroidismo: quando a tiroide trabalha de menos

Publicado por em 11 11Europe/Lisbon Fevereiro 11Europe/Lisbon 2021 em Noticias | 0 comentários

Hipotiroidismo: quando a tiroide trabalha de menos

São cerca de 10% os que, em Portugal, sofrem de doenças da tiroide. Deste grupo, há uma que se destaca por ser a mais frequente: o hipotiroidismo. Mas afinal o que é, quais os seus sintomas e qual o impacto que este problema de saúde tem?

(mais…)

Hipotiroidismo e AVC

Publicado por em 29 29Europe/Lisbon Outubro 29Europe/Lisbon 2020 em Noticias | 0 comentários

O que é um AVC?

AVC é a sigla de acidente vascular cerebral. Este acidente é uma combinação de diferentes fenómenos que afetam a circulação cerebral. Assim sendo, estes fenómenos podem criar obstrução do fluxo sanguíneo (AVC isquémico) ou uma rutura de uma artéria intracraniana (AVC hemorrágico). Em Portugal, estima-se que ocorram 25 mil novos acidentes vasculares cerebrais por ano, o que se traduz numa média diária de 70 casos.

 

As doenças da tiroide têm impacto no desenvolvimento de um AVC?

Pensa-se haver um maior risco de AVC no hipotiroidismo não controlado. O hipotiroidismo subclínico severo, persistente – neste em pessoas com menos de 65 anos pois o benefício do tratamento do hipotiroidismo subclínico em pessoas de idade mais avançada tem de ser ponderado.

 

Em 2015, o Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism apresentou um estudo em que analisa quais as vantagens do tratamento do hipotiroidismo subclínico em pessoas com menos de 65 anos.

 

Saiba mais em:
https://www.endocrino.org.br/copem-hipotireoidismo-e-avc/  | 

 

Acaba de nascer o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Publicado por em 23 23Europe/Lisbon Outubro 23Europe/Lisbon 2020 em Noticias | 0 comentários

Acaba de nascer o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Acaba de nascer o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no dia Europeu do Cuidador Informal.

(mais…)

A Tiroide e o Outono

Publicado por em 16 16Europe/Lisbon Outubro 16Europe/Lisbon 2020 em Noticias | 0 comentários

A Tiroide e o Outono

Muitas vezes confundida com a preguiça, tristeza ou pessimismo, a depressão é uma doença séria. Provoca alterações profundas na forma como a realidade é compreendida e interpretada e causa um grande sofrimento ao doente. Esta doença altera a qualidade de vida de uma pessoa e daqueles que a rodeiam. No outono e no inverno estima-se que cerca de 10 % da população europeia seja afetada, especialmente pessoas que habitam em regiões em que as estações são mais rigorosas. Os principais sintomas de uma depressão são o humor depressivo, a alteração no padrão de sono, apatia, desinteresse, ansiedade sem motivo aparente, hipervalorização de problemas que anteriormente não eram experienciados da mesma forma, isolamento e alterações no apetite.

 

Qual a relação entre a depressão e o hipotiroidismo?

 
A depressão tem um comportamento distinto do hipotirodismo. O hipotiroidismo pode ter sintomas semelhantes a uma depressão, como o cansaço, oscilações no sono, aumento de peso, falta de iniciativa e humor deprimido, que são passíveis de correção com a introdução de terapêutica hormonal de substituição (levotiroxina). Os sintomas mais comuns do hipotiroidismo são: fraqueza, cansaço, rouquidão, aumento de peso, perda de cabelo, unhas frágeis, frio, obstipação, apatia, humor depressivo, alterações menstruais e diminuição da libido. O mais frequente é existir uma associação de dois ou mais sintomas. Em alguns dos casos, pode prevalecer apenas um sintoma. Como os sintomas são inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes tardio.

Aproveite este outono com o devido descanso, estabelecendo estratégias que ajudem no controlo do stress e, em caso de sintomas, consulte o seu médico.

Fontes:

HSM

A doença autoimune da Tiroide e a COVID-19

Publicado por em 30 30Europe/Lisbon Setembro 30Europe/Lisbon 2020 em Noticias | 0 comentários

A doença autoimune da Tiroide e a COVID-19

O que é uma Doença Autoimune da Tiroide?

 
Inúmeras doenças da tiroide apresentam uma etiologia autoimune. Dentro deste espólio clínico, incluem-se a Tiroidite Crónica Autoimune (ou de Hashimoto) e a Doença de Graves. Apesar de em Portugal a principal causa de hipotiroidismo ser a Tiroidite Crónica Autoimune, é a Doença de Graves que apresenta maiores riscos de saúde, em caso de pandemia. A sua principal característica é a presença, no nosso corpo, de uma substância anormal (TRAb), um anticorpo antirrecetor da TSH, cuja capacidade de hiperestimular a tiroide pode vir a provocar hipertiroidismo e atingimento ocular (exoftalmia e outras alterações). Quais são os principais riscos, então?

A Doença Autoimune da Tiroide fragiliza o doente com COVID-19?

 
A parte do sistema imunológico que é responsável pelas doenças autoimunes não é a mesma que combate infeções virais, como a COVID-19. Ou seja, os doentes com a doença autoimune da tiroide não ficam imunocomprometidos. No entanto, as pessoas que sofrem de Doença de Graves e de atingimento ocular, que estiverem sob corticoterapia ou outros fármacos imunosupressor para a patologia ocular, encontram-se mais expostas ao risco de serem impactadas pela COVID-19.

O que deverão fazer neste caso?

 
É fundamental fazer o acompanhamento médico indicado pelo SNS e pela DGS, cumprir o isolamento voluntário e interromper transitoriamente a medicação, se esta for a indicação do médico.

Hipotiroidismo & Gravidez

Publicado por em 07 07Europe/Lisbon Setembro 07Europe/Lisbon 2020 em Noticias | 0 comentários

Hipotiroidismo & Gravidez

Na semana em que se celebra o Dia da Grávida, a dia 9 de setembro, damos a conhecer um pouco mais sobre o hipotiroidismo e a gravidez. Esta condição (o hipotiroidismo) pode afetar a grávida e o feto, tornando a sua presença relevante no decorrer de uma gravidez.

 

(mais…)