Vital Health – As Doenças da Tiroide nas Crianças
As Doenças da Tiroide nas Crianças por Maria João Oliveira, Endocrinologista e membro do Grupo de Estudo da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
Leia mais
As Doenças da Tiroide nas Crianças por Maria João Oliveira, Endocrinologista e membro do Grupo de Estudo da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
Leia mais
O Raio-X esteve presente na manhã do dia 25 de maio, no Jardim da Estrela, local onde a Associação das Doenças da Tiroide (ADTI) realizou um conjunto de atividades dedicadas aos mais jovens, mas também para os adultos, nomeadamente, jogos, aulas de dança, pinturas faciais e rastreios gratuitos onde falou com a Dra. Celeste Campinho, presidente da ADIT, sobre o estudo que revelou a falta de conhecimento dos portugueses em relação às doenças da tiroide, e com a Dra. Maria João Oliveira, endocrinologista do Hospital de Vila Nova de Gaia, sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento destas patologias.
Leia maisFornecer aos pais as ferramentas necessárias para reconhecerem sinais e sintomas de distúrbios da tiroide nas crianças é o mote que inspira a 8ª Semana Internacional da Tiroide dedicada às “Doenças da Tiroide nas Crianças”.
São vários os fatores que podem contribuir para o aparecimento das doenças da tiroide nas crianças, nomeadamente o défice de iodo ou doenças autoimunes. Algumas destas condições encontram-se presentes desde o nascimento, outras desenvolvem-se durante o crescimento, existindo ainda a possibilidade de uma predisposição familiar para este tipo de distúrbios. Contudo, a sua ocorrência é mais frequente em raparigas do que em rapazes.
As duas principais doenças da tiroide são o Hipertiroidismo e o Hipotiroidismo. No Hipertiroidismo, a glândula tiroide está hiperativa, produzindo quantidades excessivas de hormonas tiroideias, o que acelera os processos metabólicos do organismo. No caso específico das crianças, pode refletir-se em insónias, irritabilidade, alterações comportamentais que podem provocar fraco aproveitamento escolar, alterações frequentes de humor, choro, tremor de mãos, aumento de apetite aliado a perda de peso, diarreia e, no caso das adolescentes, podem verificar-se períodos menstruais muito ligeiros ou infrequentes.
No Hipotiroidismo, a glândula tiroide não consegue produzir a quantidade necessária de hormonas tiroideias. As duas formas mais frequentes de Hipotiroidismo são o congénito, presente desde o nascimento, e o adquirido ou de aparecimento tardio. Os sinais desta condição são variáveis e dependem da idade e da ocasião em que se dá o aparecimento do problema.
No caso dos bebés, estes podem parecer constantemente sonolentos ou fatigados e podem ainda ocorrer problemas de obstipação e dificuldades da alimentação. Nas crianças mais velhas, a hipoatividade da glândula tiroide pode atrasar o crescimento de ossos e dentes e ainda o início da puberdade. Às adolescentes pode provocar períodos menstruais frequentes com fluxos abundantes. Isto, para além dos sintomas mais genéricos como pele seca, queda de cabelo, sensibilidade ao frio, ritmo cardíaco lento, aumento de peso e retenção de líquidos.
Leia maisAcerca do concurso
O concurso de arte infantil “À Procura de Borboletas” é dinamizado pela Associação das Doenças da Tiroide e destina-se a crianças que frequentem escolas de 1º e 2º ciclos, a nível nacional.
Leia mais