
Sensação de calor excessivo no verão? Pode ser a sua tiroide
27 Junho, 2025
Como apoiar um familiar ou amigo com distúrbio da tiroide?
21 Julho, 2025A época de verão é sinónimo de férias, praia e muito sol, que pode trazer muitos benefícios para o seu humor, qualidade de vida e bem-estar, graças à vitamina D. No entanto, quando em excesso, pode provocar um conjunto de problemas de saúde, como queimaduras solares, alergia ao sol, perturbações de pigmentação e, a longo prazo, envelhecimento precoce e até cancro.
Por isso, o protetor solar deve ser o seu melhor amigo. Há quem defenda que deve aplicar durante todo o ano, mas, caso não o faça, deve priorizar a sua aplicação durante o verão e dias de exposição solar.
No entanto, alguns protetores solares têm uma substância prejudicial para a saúde e funcionamento da sua tiroide: os disruptores endócrinos.
Os principais são os ftalatos, bisfenóis, pesticidas organoclorados e substâncias per e polifluoroalquil, substâncias químicas presentes em plásticos, pesticidas e poluentes industriais, que têm um impacto negativo nas hormonas da tiroide.
Estas substâncias podem interferir com o crescimento, metabolismo e ação da tiroide, conduzindo potencialmente a disfunções.
Já vários estudos comprovaram esta relação entre a exposição a estas substâncias e o aumento das disfunções da tiroide, fazendo por isso jus ao nome “disruptores endócrinos”.
O que devo fazer para me proteger dos disruptores endócrinos?
Agora que sabemos que estas substâncias são perigosas e nada amigas da nossa tiroide, adote um conjunto de práticas de sustentabilidade:
- reduza o uso de plástico;
- evite guardar alimentos e bebidas em recipientes de plástico, já que contêm estas substâncias químicas;
- escolha alimentos orgânicos e biológicos, conhecidos por terem uma menor exposição a pesticidas;
- limite o consumo de peixes grandes, que podem acumular metais pesados e poluentes orgânicos resistentes;
- use protetores solares de base mineral sem filtros químicos;
- apoie políticas ambientais para a redução do uso de produtos químicos nocivos na agricultura e na indústria.
Fontes: