O Hipotiroidismo
O Hipotiroidismo é uma alteração de funcionamento da tiroide que se carateriza pela produção insuficiente de hormonas tiroideias, comprometendo o normal funcionamento do organismo. É um problema de saúde mais comum nas mulheres e é também a alteração das funções da tiroide com maior prevalência na população.
O Hipotiroidismo é uma alteração de funcionamento da tiroide que se carateriza pela produção insuficiente de hormonas tiroideias, comprometendo o normal funcionamento do organismo. É um problema de saúde mais comum nas mulheres e é também a alteração das funções da tiroide com maior prevalência na população.
A tiroide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço debaixo da laringe que produz hormonas que regulam a temperatura corporal, ajudam o organismo a usar eficientemente a energia e contribuem para o normal funcionamento de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.
SINTOMAS CARATERÍSTICOS NO ADULTO:
- Falta de energia
- Obstipação
- Aumento da sensibilidade ao frio
- Pele e cabelo secos
- Baixa frequência cardíaca
- Sensação de cansaço permanente
- Aumento de peso
- Cãibras e rigidez muscular
- Queda de cabelo
- Tendência para depressão
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é feito através da identificação dos sinais característicos do Hipotiroidismo, pela palpação da zona do pescoço detetando possíveis alterações de tamanho da tiroide e através da determinação sanguínea dos níveis de hormonas tiroideas (T3 e T4) e de TSH (Hormona estimulante da tiroide).
No caso do hipotiroidismo congénito, este é diagnosticado logo à nascença, sendo um dos parâmetros analisados no “teste do pezinho”.
TRATAMENTO:
O Iodo é um elemento necessário para a síntese das hormonas da tiroide e, uma vez que o organismo não o produz, deve ser ingerido regularmente com a alimentação.
Contudo, o Hipotiroidismo tem de ser tratado através da reposição externa das hormonas em falta – Tiroxina (T4) sintética -, regra geral, para toda a vida. Desta forma, é fornecido ao organismo a quantidade de hormonas que a tiroide se tornou incapaz de produzir. No organismo a T4 é convertida é T3 que é a hormona ativa nas células.
Contudo, a vigilância dos níveis hormonais deve ser feita regularmente e se necessário deve ser ajustada a dose da medicação prescrita.
Adicionalmente, nos doentes com Hipotiroidismo não controlado é comum que os níveis sanguíneos de colesterol sejam mais elevados do que o normal.
ALIMENTAÇÃO
Alimentos benéficos:
- Fontes de iodo: Algas ( chlorella, spirulina), mariscos, sal iodado, peixes de mar. O sal iodado é a melhor forma de suplementação em iodo. Uma alimentação equilibrada fornece o iodo de que precisamos, especialmente se comermos peixe com regularidade.
- Fontes de ferro: feijão e carne vermelha magra (uma porção por semana), levedura de cerveja.
- Fontes de selénio: cereais integrais, amêndoas, marisco e carne de aves.
- Fontes de zinco: bivalves, mariscos, amêndoas, carne vermelha magra.
- Fontes de vitamina A: cenoura, abóbora, fruta, peixe e gema de ovo.
- Fontes de ómega 3: salmão, sardinha, óleo de linhaça.
- Azeite
Fibras, porque evitam o aumento brusco de açúcar no sangue.