Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 29 de Novembro de 2024 às 16:06 em Pele Tiroide | 0 comentários

Impacto da tiroide na pele: sintomas e cuidados essenciais

Impacto da tiroide na pele: sintomas e cuidados essenciais

Os distúrbios da tiroide afetam as funções do nosso corpo, o que significa que têm impacto na saúde a vários níveis, sendo um destes a pele. Mas de que forma se sente esse impacto? Quais as diferentes manifestações das principais doenças da tiroide?

Primeiro, é importante perceber que as hormonas da tiroide são essenciais para a manutenção de uma pele saudável, uma vez que regulam a regeneração das células da pele. Logo, um desequilíbrio nestas hormonas pode perturbar este processo, dando origem a vários problemas.

Hipotiroidismo

No hipotiroidismo, um problema que se caracteriza pela produção insuficiente de hormonas da tiroide, a pele fica geralmente seca, pálida e áspera. O nível reduzido de hormonas abranda o metabolismo do corpo, afetando a regeneração das células da pele, o que causa uma textura escamosa e áspera e pode dar origem a fissuras, sobretudo quando o tempo está mais frio. 

Hipertiroidismo 

Ao contrário do hipotiroidismo, no hipertiroidismo existe uma produção excessiva de hormonas da tiroide, que costuma ter como resultado uma pele fina e frágil. O excesso de hormonas acelera os processos do corpo, incluindo a renovação das células da pele, originando uma textura mais suave, mas mais delicada. Os doentes podem também apresentar um aumento da sudação e um aspeto avermelhado, sobretudo na palma das mãos e planta dos pés e a pele pode ficar quente e húmida ao toque.

Doença de Graves

A doença de Graves pode causar várias alterações cutâneas, sendo uma destas uma erupção cutânea que surge normalmente nas canelas e nos pés, cuja textura e a aparência podem variar, assemelhando-se frequentemente a uma casca de laranja. 

Como gerir os problemas de pele

O alívio deste tipo de problemas passa pelo tratamento dos distúrbios da tiroide que lhes estão subjacentes. Mas há cuidados que todos podemos ter que podem ajudar a minorar as consequências associadas à pele.

A começar com as alterações ao estilo de vida, que podem reduzir os sintomas cutâneos. Isto passa por manter uma hidratação correta, seguir uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais e adotar uma rotina de cuidados com a pele que ajude a controlar a secura, descamação ou suor excessivo. 

Técnicas de controlo do stress, como o ioga ou a meditação, podem ser benéficas, uma vez que o stress pode exacerbar os sintomas associados à tiroide.

Fonte: https://www.thyroidinwomen.org

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen − fourteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.