Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 20 de Julho de 2012 às 15:31 em Tiroide | 0 comentários

Hipotiroidismo

Hipotiroidismo

O que é?

É uma condição em que as hormonas da tiróide estão em quantidade insuficiente no sangue comprometendo o normal funcionamento de todo o organismo. Chama-se de hipotiroidismo primário quando a causa compromete o funcionamento da tiroide.

Quais são as causas de hipotiroidismo primário?

Existem muitas razões pelas quais a tiróide deixa de funcionar adequadamente nas pessoas com hipotiroidismo:

Doença autoimune – é a causa mais comum em adultos, em países sem carência severa de iodo, como é o caso de Portugal. Nesta condição, as defesas do organismo deixam de reconhecer a tiróide como fazendo parte do corpo e atacam-na como se fosse uma entidade estranha. À medida que vai sendo lesada, a tiróide deixa de ter capacidade para fabricar e libertar hormonas em quantidade suficiente, estabelecendo-se o hipotiroidismo.

Falta ou excesso de iodo – O Iodo é o elemento fundamental para a síntese das hormonas da tiroide. O iodo é fornecido pelos alimentos. Quando em níveis insuficientes ou excessivos pode alterar a função da tiroide, comprometendo a sua síntese hormonal.

Cirurgia prévia – algumas doenças da tiróide requerem uma cirurgia para remoção total ou parcial da glândula. Se a remoção for completa ou o que restou da glândula não fôr suficiente, não haverá produção adequada das hormonas.

Medicamentos – há fármacos como a amiodarona, o lítio e o interferão que alteram a síntese hormonal.

Radiações – pessoas submetidas a tratamentos com radiações para doenças da tiróide ou outras da cabeça ou pescoço podem desenvolver hipotiroidismo.

Quais são os sintomas?

Os os sintomas são variados, por vezes inespecificos (podem surgir noutras circunstâncias) e geralmente aparecem progressivamente e incluem:

  • Aumento da sensibilidade ao frio;
  • Fadiga;
  • Cansaço fácil;
  • Obstipação;
  • Pele seca;
  • Queda de cabelo, cabelo fino e quebradiço;
  • Irregularidades menstruais;
  • Ligeiro aumento de peso (retenção de fluidos);
  • Mialgias e parestésias.

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo baseia-se no doseamento no sangue das hormonas da tiróide e da TSH (hormona que regula o funcionamento da tiróide e que é produzida noutra glândula, a hipófise, que se localiza no cárebro).

Tratamento

Consiste na administração geralmente crónica de hormona da tiróide na forma de L-tiroxina (T4), de forma a fornecer ao organismo a quantidade de hormonas que a tiróide se tornou incapaz de produzir.

Seguimento médico

A maioria dos casos de hipotiroidismo são definitivos, não tendo cura. No entanto, desde que o tratamento seja bem realizado, a dose de levotiroxina é a correcta, as pessoas não terão quaisquer sinais ou sintomas, podendo levar uma vida perfeitamente normal.

A dose de L-T4 adequada pode variar ao longo do tempo na mesma pessoa, o que obriga a que se devam realizar análises periódicas para ajustar a posologia.