Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 24 de Julho de 2023 às 12:37 em Estudos Tiroide | 0 comentários

Exposição a dioxinas pode piorar a função da tiroide

Exposição a dioxinas pode piorar a função da tiroide

A exposição a dioxinas pode ter um impacto negativo na função da tiroide, revela um estudo apresentado no ENDO 2023, a reunião anual da Sociedade Americana de Endocrinologia, que decorreu em Chicago, nos EUA.

As dioxinas são compostos altamente tóxicos, produzidos sobretudo através de processos industriais, e a sua persistência no meio ambiente torna-os um importante problema de saúde pública. São produzidas através de uma variedade de processos de incineração, incluindo a incineração incorreta de resíduos urbanos e a queima de lixo, e podem ser libertadas para a atmosfera durante processos naturais, como incêndios florestais e erupções vulcânicas. 

Apesar dos regulamentos e controlos rigorosos das principais fontes industriais de dioxinas terem reduzido consideravelmente as suas emissões para a atmosfera, hoje em dia as pessoas continuam a ser expostas a estes compostos principalmente através da ingestão de alimentos, em particular os produtos de origem animal, contaminados por estes químicos. Isto porque as dioxinas são absorvidas e armazenadas no tecido adiposo e, por esse motivo, acumulam-se na cadeia alimentar. 

Recentemente, os cientistas começaram a estudar o potencial impacto da exposição a químicos ambientais, como as dioxinas, na função da tiroide. E, apesar de estudos anteriores sobre esta relação terem produzido resultados inconsistentes, este novo trabalho confirma o risco.

Ao todo, foram medidas um total de 20 dioxinas e níveis de hormona estimulante da tiroide (TSH) no sangue de 2.818 adultos, tendo os investigadores descoberto que as dioxinas estavam significativamente associadas a um TSH elevado, o que indica que a glândula da tiroide não está a produzir hormonas suficientes.

“Embora seja necessária mais investigação sobre a forma como as dioxinas afetam a função da tiroide, os esforços para reduzir a exposição às dioxinas e a outros produtos químicos tóxicos podem ajudar a reduzir o risco de disfunção da tiroide e melhorar os resultados da saúde pública”, afirma Cheng Han, especialista da Boston University Chobanian & Avedisian School of Medicine em Boston, Massachusetts.

Fonte: https://www.endocrine.org

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.