
A tiroide em números: o impacto na população
14 Abril, 2025Ficar parado nunca fez bem a ninguém! O exercício físico ajuda a prevenir doenças, manter-se saudável e a tratar patologias. Claro que sozinho não faz milagres, mas é um bom complemento para aliar a uma alimentação saudável, resultando num estilo de vida perfeito.
As pessoas que sofrem de distúrbios da tiroide não são exceção e, por isso, no âmbito do Dia da Atividade Física, que se celebra anualmente a 6 de abril, partilhamos algumas sugestões para incluir o exercício físico na sua rotina diária.
No entanto, primeiramente, é importante deixar uma ressalva: peça aconselhamento ao seu médico para garantir que toma todas as precauções necessárias e respeita todos os seus sintomas e níveis hormonais. O objetivo é sempre tornar a atividade física um benefício e nunca ser inadequada ou insegura. É de reforçar também que não substitui a toma de medicamentos prescritos pelo seu especialista.
Quais os benefícios do exercício físico?
Se a sua patologia estiver controlada e tiver recomendação do seu médico, saiba que o exercício físico pode trazer muitos benefícios. Se incorporar a atividade física na sua rotina, pode sentir aumento dos níveis de energia, melhoria da qualidade do sono, aumento da densidade óssea, melhoria do seu humor e ainda um alívio dos seus sintomas da doença.
Quais os perigos do exercício físico?
Se a sua patologia não estiver controlada, os prejuízos são maiores do que os benefícios, por isso é sempre importante consultar o seu médico antes de se aventurar no exercício físico. Quem sofre de hipertiroidismo, isto é, que tem uma produção excessiva de hormona da tiroide, o seu metabolismo e frequência cardíaca são mais elevados, pelo que o exercício físico pode potenciar insuficiência cardíaca.
Por outro lado, quem sofre de hipotiroidismo, ou seja, que produz hormona insuficiente, o seu metabolismo e frequência cardíaca desacelera, resultando em problemas para o seu coração.
Por onde começar?
Se nunca se aventurou no exercício físico, comece devagar! Existem inúmeras atividades de baixo impacto que pode fazer para que o seu corpo se habitue ao ritmo, tais como caminhada, ioga, tai chi, hidroginástica, dança e natação.
Se já pratica exercício físico frequentemente, pode arriscar com atividades de alto impacto, como corrida, cycling, treino intervalado de alta intensidade ou saltar à corda.
Por isso, escolha uma das atividades de que mais gosta e convide algum familiar ou amigo para se juntar a si. Ainda assim, se não tiver companhia, não deve ser isso que o vai empatar. Comece mesmo assim e seja a sua melhor companhia!
Posto isto, vista a sua melhor roupa de desporto, calce os ténis e vá praticar desporto! Ainda assim, lembre-se de que é preciso muito mais do que exercício físico para manter um bom estilo de vida. Não se esqueça de aliar uma alimentação saudável e rotinas de sono de qualidade.
Fontes: