
Como apoiar um familiar ou amigo com distúrbio da tiroide?
21 Julho, 2025Todos nós temos uma noite de sono pior, tanto no verão como no inverno, mas, se for recorrente, pode prejudicar o seu sistema imunitário e aumentar a inflamação do corpo. Portanto, dormir mal prejudica o seu bem-estar físico e mental.
No entanto, no verão, este problema agrava-se. O calor excessivo, normalmente, não se faz sentir apenas na rua. As casas também ficam mais quentes e nem abrir as janelas chega para refrescar a casa. E pior, durante estes meses mais quentes, por vezes, o calor não se vai embora quando o sol se põe; prejudica-o durante toda a noite.
São momentos difíceis de aguentar, até mesmo para quem não sofre de distúrbios da tiroide. Por isso, imagine para quem sofre… Calor, noites quentes e tiroide é uma combinação que pode trazer várias consequências e nenhuma é muito positiva.
Qual o impacto do calor na tiroide?
A tiroide é responsável pelo funcionamento de muitas partes do nosso corpo e o metabolismo é uma delas. Quando funciona corretamente, a tiroide responde ativamente às mudanças de temperatura, recorrendo às hormonas para libertar ou reter o calor das células. Desta forma, vai sentir-se sempre com uma temperatura confortável.
No entanto, quando a tiroide não está a funcionar corretamente, o seu corpo fica sem a capacidade de regular a temperatura. A intolerância ao calor é um dos principais sintomas de quem sofre de hipertiroidismo, devido ao seu metabolismo acelerado, ao contrário da intolerância ao frio, frequentemente associada às pessoas com hipotiroidismo.
Este excesso de calor e ainda noites mal dormidas podem agravar os seus sintomas, como cansaço, irritabilidade, suores e insónias.
Dormir mais e melhor
As noites de verão mais quentes vão continuar, por isso o melhor é mudar aquilo que está ao seu alcance. O mais importante é promover uma melhor qualidade do sono. Para isso, adote os seguintes hábitos:
- regule a temperatura no seu quarto para um valor confortável para si. A temperatura recomendada é de 18 ºC;
- evite comer refeições pesadas à noite, para não ativar muito o seu metabolismo;
- não beba cafeína ou álcool várias horas antes de dormir;
- tome um banho com água tépida;
- troque os lençóis da cama para uns mais finos e com um tecido respirável;
- abra todas as janelas de casa para refrescar e circular o ar em todas as divisões;
- retire qualquer equipamento eletrónico do quarto para não criar ainda mais calor;
- limite o exercício físico ao final da tarde e noite;
- beba muita água para se manter hidratado;
- feche os cortinados e os estores durante o dia para não aquecer a casa.
Fontes: