
ADTI em entrevista à revista Pontos de Vista
31 Outubro, 2025Os casos de doença da tiroide têm aumentado em todo o mundo, com uma estimativa de 10% da população portuguesa a sofrer com estas patologias. No entanto, a verdade é que esta percentagem pode ser mais elevada devido ao subdiagnóstico, contabilizando mais de um milhão de portugueses com doenças da tiroide.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), os distúrbios da tiroide são mais frequentes no sexo feminino, com uma maior probabilidade cinco a oito vezes de desenvolver comparativamente aos homens. As causas são ainda inespecíficas, mas acredita-se que esteja relacionado com o sistema hormonal feminino.
No entanto, não é uma doença exclusiva do sexo feminino; não é por ser mais frequente nas mulheres que os homens também não possam desenvolver doenças da tiroide. Além das disfunções da tiroide, como o hipertiroidismo e hipotiroidismo, a doença nodular, relacionada com as alterações da estrutura da glândula, é também um fator de atenção e de preocupação.
No caso dos homens, vários estudos relatam que descobrem os nódulos quando estão a fazer a barba. Noutras situações, pode também acontecer alterações na voz, rouquidão, dificuldade em respirar e em comer ou sensação de desconforto no pescoço.
Quando surgem nódulos, é importante agendar de imediato uma consulta para um profissional de saúde para diagnosticar atempadamente e tratar adequadamente. Apesar de os nódulos serem também menos frequentes nos homens, de acordo com vários estudos, estão associados a um maior risco de malignidade.
Quais são os sintomas da disfunção da tiroide?
Os sintomas principais são semelhantes em ambos, tais como cansaço, apatia, sonolência, insónia, alterações de humor, oscilações de peso, queda de cabelo, alterações do trânsito intestinal, entre outros.
No entanto, existem alguns sintomas exclusivamente dos homens com doenças da tiroide, nomeadamente as alterações no desempenho sexual. De acordo com o The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 60% dos homens com hipotiroidismo apresentam baixa líbido, afetando também os níveis de testosterona e qualidade do sémen. Além disso, podem também sofrer de disfunção erétil, ejaculação retardada e infertilidade, devido a alterações nos espermatozoides.
As dores musculares são também mais comuns em homens com hipotiroidismo do que as mulheres, afetando também a rigidez das articulações e os músculos. Por outro lado, estudos demonstram que a obstipação é um dos sintomas mais comuns do hipotiroidismo no homem, bem como o aumento de peso repentinamente, sem ter existido mudança na dieta e na quantidade de alimentos ingeridos.
A queda de cabelo, por último, é um problema bastante comum que acompanha o envelhecimento do sexo masculino, no entanto, quando em excesso e associado a pele mais seca do que o normal, pode indicar a presença de alteração do funcionamento da tiroide.
Como diagnosticar as doenças da tiroide?
Apesar de existirem muitos sintomas, alguns podem ser confundidos com outras doenças ou até com o avançar da idade. Por isso, é importante dar-lhes a respetiva atenção e procurar ajuda de um profissional de saúde para um diagnóstico adequado de qualquer doença.
O diagnóstico da disfunção da tiroide deve ser realizado através de uma análise ao sangue, podendo ser necessário outros exames, como ecografia à tiroide, para avaliar se há nódulos e determinar corretamente a situação clínica.
Fontes:
Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo




