Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 13 de Dezembro de 2021 às 9:15 em Noticias | 0 comentários

Os homens também têm distúrbios da tiroide

Os homens também têm distúrbios da tiroide

São mais frequentes entre as mulheres. Aliás, confirma Inês Sapinho, endocrinologista e membro do Conselho Consultivo/Científico da ADTI, “a probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior aos homens”. Mas estes podem também sofrer deste tipo de distúrbios.

O que significa que também eles devem estar atentos à saúde da sua tiroide, o que nem sempre é o caso. De acordo com a especialista, “os homens não estão tão familiarizados com estas doenças e sobretudo com o impacto que podem ter na sua qualidade de vida”. 

Semelhantes em ambos os sexos, os sintomas a que os homens devem estar atentos são, explica a médica, “o cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso, queda de cabelo, alterações do trânsito intestinal (obstipação ou diarreia), entre muitos outros. Há que realçar que são sintomas muito inespecíficos. O importante é parar e dar atenção aos alertas que o nosso corpo nos dá e procurar ajuda para poder excluir alguma doença”. Um conselho que se estende ao aparecimento de um nódulo no pescoço, que “também não deve ser ignorado, pelo que é recomendada uma consulta com o médico assistente para avaliação”.

São as doenças autoimunes a principal causa das disfunções da tiroide, quer o hipotiroidismo, que é mais frequente, quer o hipertiroidismo. E se existe um impacto na fertilidade feminina, este não é um exclusivo das mulheres. “Os homens que têm disfunção da tiroide podem ter diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e também podem ter alterações dos espermatozoides, que podem ser responsáveis pela infertilidade”, refere a médica.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.