Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 06 de Maio de 2014 às 15:51 em Sabia que ... | 0 comentários

Sabia que…A Roda dos Alimentos

Sabia que…A Roda dos Alimentos

A alimentação é o fator ambiental com maior impacto na saúde e na longevidade dos indivíduos. Para promover a saúde individual e prevenir doenças é importante praticar uma alimentação adequada, ajustada … saudável.

A alimentação saudável resulta do equilíbrio e da harmonia na ingestão de alimentos, associados às boas práticas de confeção dos mesmos.
Surgindo em Portugal em 1977, como instrumento auxiliar de uma Campanha de Educação Alimentar e reestruturada em 2003, a Roda dos Alimentos, apresenta-se como o guia ideal para a organização adequada das refeições ao longo do dia.

Observando a imagem da Roda, verifica-se que está dividida em 7 grupos de diferentes dimensões reunindo, cada grupo, os alimentos nutricionalmente mais semelhantes entre si. As diferentes dimensões correspondem à percentagem que cada grupo deve constar na ingestão alimentar ao longo do dia. A água não tem um grupo específico mas está presente em quase todos os alimentos constituintes da Roda, devendo beber-se em abundância todos os dias.
Cumprindo as orientações indicadas na Roda dos Alimentos, pratica-se uma alimentação saudável, ou seja, uma alimentação:

COMPLETA: quando se consomem, todos os dias, alimentos de todos os 7 grupos (cereais e derivados/tubérculos, hortícolas, fruta, lacticínios, carne/pescado/ovos, leguminosas, gorduras) e de água.

EQUILIBRADA: quando se consome, todos os dias, maior quantidade de alimentos dos grupos de maiores dimensões, e menor quantidade de alimentos dos grupos de menores dimensões.

Como exemplo, pode-se combinar:
– ao pequeno-almoço
– 1 chávena de leite + 1 pão de mistura com pouca manteiga + 1 peça de fruta;
– ao almoço
– sopa de hortícolas com folhas (couve coração, espinafres, …) e sem folhas (cenoura, nabo, cebola, abóbora, …) + grão-de-bico
– prato com ¼ de batatas + ¼ de peixe + ½ de hortícolas (crus ou cozinhados e diferentes dos da sopa) + 1 peça de fruta (diferente da do pequeno almoço).

VARIADA: quando se varia, todos dias e nas diferentes estações do ano, o consumo dos diversos alimentos pertencentes a um mesmo grupo.
Assim pode-se:
– variar a fruta ao longo do dia, não repetindo nenhuma peça e dando preferência à fruta da época;
– ao almoço e jantar
– na sopa, variar entre ervilhas ou feijão
– no prato, variar entre arroz, batata ou favas; variar entre pescada ou ovos;
– ao pequeno almoço e lanches, variar entre leite, iogurte ou queijo;
– …
– …variar, variar até onde nos levam os gostos, as preferências, as tolerâncias … e a imaginação, no carrossel da Roda dos Alimentos!

Branca Sousa
Nutricionista

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

12 + 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.