Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 21 de Janeiro de 2019 às 18:12 em Notícias | 0 comentários

Sempre deprimido? Faça um exame à sua tiroide

Sempre deprimido? Faça um exame à sua tiroide

A terceira segunda-feira de janeiro (21 de janeiro) é conhecida mundialmente como “Blue Monday”, a mais depressiva do ano devido à combinação de vários fatores, como o pós-Natal, pós Ano-Novo e os dias e noites frios, cinzentos e chuvosos. Contudo, se já sentia apatia, depressão e desânimo, o melhor é procurar o seu médico, pois esses sintomas podem estar associados às disfunções da tiroide, nomeadamente ao hipotiroidismo.

A Federação Internacional da Tiroide estima que até 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de disfunção na tiroide – e a maioria são mulheres. Contudo, mais de metade não está consciente da sua condição!
Entre os problemas de saúde menos diagnosticados está o hipotiroidismo, muito devido à falta de conhecimento ou confusão com outro tipo de sintomas, como a depressão, apatia ou cansaço.
É comum as pessoas que consultam o seu médico de família ou psiquiatra para relatarem sintomatologia depressiva, insónia ou cansaço, saiam de lá com um diagnóstico de depressão. Mas, a verdade é que, embora sejam doenças distintas, a depressão pode ser, por vezes, um sintoma de hipotiroidismo (quando glândula da tiroide não produz hormona tiroidiana suficiente).
As duas condições compartilham tantos sinais que os médicos às vezes ignoram a possibilidade de que alguém que está deprimido também tenha baixos níveis de tiroide.

Reconhece estes sinais?

O hipotiroidismo pode provocar cansaço, lentidão e dificuldade de concentração. É também frequente que as pessoas com esta patologia durmam mais do que o habitual. Tudo isto pode levar a um quadro de depressão.
Simultaneamente podem ainda coexistir sintomas como:
• Sensibilidade ao frio
• Dor ou cãibras musculares ou articulares
• Formigueiro nas mãos e nos dedos
• Aumento de peso
• Prisão de ventre
• Secura ou amarelecimento da sua pele
• Unhas frágeis ou grossas
• Voz rouca
• Inchaço na parte da frente do pescoço
• Perda de cabelo
• Alterações menstruais

A sua depressão é causada por hipotiroidismo?

Para saber se a sua depressão é causada por hipotiroidismo ou não, o seu médico deverá pedir que faça uma análise ao sangue para confirmar os níveis da hormona da tiroide.
Se o diagnóstico se confirmar, saiba que atualmente é possível tratar o hipotiroidismo de forma eficaz com medicamentos de substituição da tiroide.
Há ainda estudos que demonstram que caso sofra das duas condições – hipotiroidismo e depressão – estes mesmos fármacos podem ser de uma enorme importância no tratamento da depressão.

Fontes:
Thyroid Federation International
Everyday Health
WebMD

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − 8 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.