Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 15 de Maio de 2020 às 18:44 em Noticias | 0 comentários

Planear uma gravidez: os distúrbios da tiroide podem causar-lhe problemas de fertilidade? Durante a gravidez, a tiroide disfuncional pode prejudicar o feto? Que cuidados ter com o seu filho se ele nascer com uma disfunção na tiroide?

Planear uma gravidez: os distúrbios da tiroide podem causar-lhe problemas de fertilidade? Durante a gravidez, a tiroide disfuncional pode prejudicar o feto? Que cuidados ter com o seu filho se ele nascer com uma disfunção na tiroide?

Sempre esperou pelo momento de decidir ter um filho. Mas se está com dificuldades em engravidar, um dos primeiros passos a fazer pode passar por verificar o bom funcionamento da sua tiroide, principalmente caso tenha algum caso familiar detetado.

Tanto o hipotiroidismo como o hipertiroidismo podem ter influência na facilidade em engravidar. Estudos científicos relatam alterações do ciclo menstrual e falhas na ovulação em mulheres com problemas na tiroide. As hormonas tiroideias interagem com as hormonas sexuais, sendo essenciais para manter os níveis adequados para a ovulação e para uma gravidez saudável. Disfunções da tiroide podem levar à perda do desejo sexual ou até mesmo infertilidade.

Mulheres com disfunções da tiroide não controladas que consigam engravidar apresentam alguma probabilidade de aborto ou pré-eclampsia.

O seu ciclo menstrual pode ser regularizado com um tratamento para normalizar as hormonas da tiroide. Se ainda assim estiver com problemas em engravidar, não hesite! Consulte um endocrinologista especializado em saúde reprodutiva. Caso apresente um diagnóstico de hipotiroidismo, pode tomar uma medicação adequada receitada pelo seu médico que irá normalizar o seu ciclo menstrual.

Como para as restantes grávidas, as futuras mães com distúrbios da tiroide devem ter os seus cuidados. Cada situação deve ser considerada individualmente após a consulta com o seu médico. É importante referir que os benefícios dos diferentes tratamentos não se estendem apenas à mãe como também ao filho.

Nos primeiros dias após o nascimento, ao fazer o “teste do pézinho”, um diagnóstico pré-natal de diagnóstico, os bebés que nascem com ausência ou subdesenvolvimento da tiroide podem fazer uma vida completamente normal. Os níveis plasmáticos elevados da TSH e baixos de T4 nos recém-nascidos são chamados hipotiroidismo congénito. Como referimos, o bebé terá toda uma vida normal pela frente, desde que os níveis das hormonas tiroideias estejam repostos com a toma da levotiroxina.

Fontes:
Krassas GE, Poppe K, Glinoer D. Thyroid function and human reproductive health. Endocr Rev 2010; 31: 702–755
Bahn Chair RS, Burch HB, Cooper DS et al. Hyperthyroidism and other causes of thyrotoxicosis: management guidelines of the American Thyroid Association and American Association of Clinical Endocrinologists. Thyroid 2011; 21: 593–646
https://thyroidweek.org/tfi-cms/symptoms/infertility-and-pregnancy/ 
https://thyroid.ca/event/international-thyroid-awareness-week-2020/ 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

12 + twenty =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.