Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 16 de Outubro de 2020 às 15:12 em Noticias | 0 comentários

A Tiroide e o Outono

A Tiroide e o Outono

Muitas vezes confundida com a preguiça, tristeza ou pessimismo, a depressão é uma doença séria. Provoca alterações profundas na forma como a realidade é compreendida e interpretada e causa um grande sofrimento ao doente. Esta doença altera a qualidade de vida de uma pessoa e daqueles que a rodeiam. No outono e no inverno estima-se que cerca de 10 % da população europeia seja afetada, especialmente pessoas que habitam em regiões em que as estações são mais rigorosas. Os principais sintomas de uma depressão são o humor depressivo, a alteração no padrão de sono, apatia, desinteresse, ansiedade sem motivo aparente, hipervalorização de problemas que anteriormente não eram experienciados da mesma forma, isolamento e alterações no apetite.

 

Qual a relação entre a depressão e o hipotiroidismo?

 
A depressão tem um comportamento distinto do hipotirodismo. O hipotiroidismo pode ter sintomas semelhantes a uma depressão, como o cansaço, oscilações no sono, aumento de peso, falta de iniciativa e humor deprimido, que são passíveis de correção com a introdução de terapêutica hormonal de substituição (levotiroxina). Os sintomas mais comuns do hipotiroidismo são: fraqueza, cansaço, rouquidão, aumento de peso, perda de cabelo, unhas frágeis, frio, obstipação, apatia, humor depressivo, alterações menstruais e diminuição da libido. O mais frequente é existir uma associação de dois ou mais sintomas. Em alguns dos casos, pode prevalecer apenas um sintoma. Como os sintomas são inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes tardio.

Aproveite este outono com o devido descanso, estabelecendo estratégias que ajudem no controlo do stress e, em caso de sintomas, consulte o seu médico.

Fontes:

HSM

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.