Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 29 de Junho de 2021 às 9:25 em Notícias | 0 comentários

Vamos premiar as autarquias que cuidam dos cuidadores

Vamos premiar as autarquias que cuidam dos cuidadores

Quem cuida de uma mãe, de um pai, de um filho conhece as dificuldades inerentes a esta tarefa. Sabe que não é fácil conciliar a vida profissional com o cuidar de outros, que o tempo nem sempre chega para tudo, que há sacrifícios que se fazem em nome de um amor maior. É por saber de tudo isto, e por saber também que os apoios aos cuidadores informais são ainda insuficientes, que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que a ADTI integra, decidiu criar a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). O projeto que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, cuja distinção se materializa na atribuição de selos de mérito.

É por saber de tudo isto, e por saber também que os apoios aos cuidadores informais são ainda insuficientes, que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que a ADTI integra, decidiu criar a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). O projeto que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, cuja distinção se materializa na atribuição de selos de mérito.

O formato das medidas é pouco importante. Aquilo que mais importa é que estas facilitem a vida aos milhares de cuidadores informais que, em Portugal, desempenham uma tarefa nem sempre reconhecida e cujos apoios para tal não são suficientes. O convite para melhorar a vida de todas estas pessoas é, por isso, estendido a todos os municípios e freguesias, que irão ser distinguidos com um selo de mérito no caso do cumprimento alguns critérios como: práticas inclusivas, medidas de apoio, respostas sociais, dinamização ou financiamento de projetos, existência de recursos humanos dedicados aos cuidadores informais ou inovação/importância estratégica para estes cuidadores.

As inscrições já estão abertas e decorrem até 31 de agosto, devendo os candidatos submeter a sua candidatura através do formulário criado para o efeito no site www.movimentocuidadoresinformais.pt.

Uma ideia que já foi apresentada ao Presidente da República, que merece o apoio da Associação Nacional de Freguesias e que cuja divulgação também será feita pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one + 18 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.