Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 07 de Junho de 2021 às 10:05 em Noticias | 0 comentários

Sinais de que nem tudo vai bem na tiroide das crianças

Sinais de que nem tudo vai bem na tiroide das crianças

Tal como os adultos, também as crianças podem sofrer de problemas da tiroide, que se traduzem num impacto importante no seu desenvolvimento físico e mental. E ainda que estes casos não sejam muito frequentes, também os mais pequenos, tal como acontece com os adultos, podem sofrer com uma tiroide hipoativa, o chamado hipotiroidismo, em que o corpo produz muito poucas hormonas tiroideias, ou com uma tiroide hiperativa, o hipertiroidismo, que se caracteriza pelo oposto, ou seja, pela produção excessiva de hormonas, que acelera o metabolismo.

Problemas com os quais a criança pode nascer ou que podem surgir como resultado de uma deficiência de iodo na dieta, de uma doença autoimune ou na sequência de uma lesão da glândula da tiroide.

Seja qual for o caso, a boa notícia é que há formas de tratamento que permitem que as crianças vivam felizes e saudáveis. O importante é estar atento aos sinais e sintomas e agir na presença destes, que são, no caso do hipotiroidismo, o distúrbio da tiroide mais frequente nas crianças, icterícia prolongada em bebés, crescimento atrofiado de ossos/dentes, dificuldades na aprendizagem, puberdade atrasada ou cansaço, que costuma interferir no desempenho escolar e deixar as crianças sem energia suficiente para praticar atividades desportivas ou até brincar. Já no caso do hipertiroidismo, há que estar atento às mudanças no comportamento/desempenho escolar, insónias, inquietação ou irritabilidade, sintomas em muitos casos semelhantes aos de transtornos de ansiedade e/ou déficit de atenção.

O que significa que estas queixas, comuns da vida do dia a dia, podem não ser de imediato associadas a problemas na tiroide, atrasando o diagnóstico.

O importante é que os pais estejam atento, que monitorizem o desenvolvimento físico e mental dos seus filhos e que procurem aconselhamento médico no caso de dúvidas. E porque os distúrbios da tiroide podem ser hereditários, redobrar os cuidados no caso da existência de um familiar com estes problemas.

 

Fonte: Federação Internacional da Tiroide

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.