Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 05 de Agosto de 2021 às 16:56 em Notícias | 0 comentários

Doentes esquecem-se de tomar a medicação para o hipotiroidismo

Doentes esquecem-se de tomar a medicação para o hipotiroidismo

“O cumprimento da medicação é essencial para que os doentes possam viver sem sintomas”, confirma Celeste Campinho, presidente da Direção da ADTI, a propósito dos dados de um inquérito feito junto dos portugueses que sofrem com hipotiroidismo e que revela que, na hora de tomar a medicação, ainda há muitos esquecimentos. “E estas falhas podem pôr em causa o tratamento”, acrescenta.

Segundo o inquérito, feito junto de 720 doentes, apesar de a maioria (53%) confirmar que toma sempre a medicação, 27% reconhecem que se esquecem menos de uma vez por mês, 11% que a falha acontece algumas vezes por mês e 6% que é quase diária.

Um esquecimento que, para 52,1%, nem sequer tem razão de ser, não havendo, para ele, qualquer motivo. Para 27,4%, é devido à perturbação da rotina ou ao facto de não terem consigo o medicamento que se esquecem de o tomar, enquanto para 15,3% a falta de cumprimento está associada à incapacidade de respeitar os requisitos de ingestão de comida/bebida (não devem ser ingeridos alimentos ou bebidas na meia hora seguinte à toma da medicação).

O estudo quis ainda saber qual o impacto do hipotiroidismo na vida de quem tem o diagnóstico e mostra que é grande. Ao todo, 67,8% dizem sentir-se muito incomodados com o cansaço ou falta de energia associados à doença, com 56,4% a referirem o aumento de peso, um dos principais sintomas relacionados com esta disfunção, e 55,4% a ansiedade/nervosismo. Segue-se a irritabilidade (47,5%) e o mau humor ou depressão (46,4%).

O inquérito confirma também a necessidade de mais informação: 42,5% sentem que têm pouca ou nenhuma a respeito dos efeitos secundários do medicamento ou suplemento alimentar que tomam, bem como sobre as interações que os mesmos possam ter com outros medicamentos ou suplementos alimentares que esteja a tomar em simultâneo. Um valor importante, uma vez que cerca de 63,5% consomem medicamentos para outro tipo de patologias além do hipotiroidismo.

O inquérito foi realizado pela Multidados, por via do método CAWI (online), a indivíduos diagnosticados com hipotiroidismo em Portugal, entre os dias 24 de maio a 30 de junho, tendo sido recolhidas e validadas 720 respostas.

 

Consulte aqui os resultados na íntegra…

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two + 15 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.