Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 09 de Fevereiro de 2022 às 16:53 em Tiroide | 0 comentários

Quando a Tiroide Causa Perda de Cabelo

Quando a Tiroide Causa Perda de Cabelo

O crescimento do cabelo funciona como um ciclo, em que este cai e volta a crescer sem nos apercebermos que isso acontece. No entanto, há momentos em que a queda é maior, em que reparamos nos fios de cabelos que caem, constantemente. E, de acordo com vários estudos, há disfunções da tiroide que podem ser responsáveis pela queda de cabelo, sobretudo nos casos mais graves ou por tratar. E, entre estas, estão o hipo e o hipertiroidismo, as disfunções mais comuns da glândula em forma de borboleta. 

As hormonas T3 e T4, que regulam dezenas de processos no nosso organismo, entre os quais o do crescimento do cabelo, são afetadas na presença de problemas da tiroide. E, apesar de todos perdemos um pouco de cabelo todos os dias, com a respetiva substituição, o funcionamento irregular destas hormonas pode fazer com que este ciclo seja perturbado, o que significa uma queda de cabelo ao longo do tempo sem substituição do mesmo. 

A questão aqui é: o que fazer para travar a perda de cabelo associada a um mau funcionamento da tiroide? A boa notícia é que esta queda costuma ser temporária e pode ser revertida, se cumprido o tratamento prescrito pelo especialista. É necessário, no entanto, que não descure a sua saúde e realize os exames regulares, assim como as consultas com o seu médico.

Além da medicação para tratar os desequilíbrios associados a um mau funcionamento da tiroide, a gestão do stress e a nutrição podem ainda ajudar a travar esta queda, sendo essenciais para a saúde do cabelo. Por exemplo, aumentar a ingestão de ferro, já que níveis baixos provocam uma redução da ferritina, uma proteína do sangue associada ao crescimento capilar. Ou reforçar vitaminas como A, C, E e B, zinco e cobre, que podem contribuir para essa mesma saúde.

No que diz respeito ao stress, níveis elevados conduzem a uma sobrecarga de cortisol, que pode ter impacto no cabelo.

 

Fonte: https://www.endocrineweb.com

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.