Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 21 de Janeiro de 2022 às 11:29 em Tiroide | 0 comentários

As Hormonas da Tiroide: Quais são e o que fazem?

As Hormonas da Tiroide: Quais são e o que fazem?

Por certo já ouviu falar nas hormonas que a tiroide produz e liberta na corrente sanguínea, assim como no impacto que podem ter na nossa saúde. Esta pequena glândula é, de resto, mais conhecida por estas hormonas, sendo as principais a tiroxina, conhecida como T4, e a triiodotironina, ou T3. Mas o que fazem afinal estas hormonas? E qual o seu papel?

Nas células e tecidos do corpo, a T4 é convertida em T3. E esta influencia a atividade de todas as células e tecidos do seu corpo. De facto, a T3 influencia o metabolismo das células do organismo, ou seja, regula a velocidade com que as células do corpo funcionam. O que significa que, se houver excesso de produção destas hormonas, as células do corpo vão funcionar mais depressa do que o normal, dando lugar ao hipertiroidismo. E este aumento da atividade das células ou órgãos do corpo pode levar, por exemplo, a uma aceleração da frequência cardíaca ou a um aumento da atividade dos intestinos, o que pode causar idas mais frequentes à casa de banho ou até diarreia.

Se, pelo contrário, a produção for insuficiente (o hipotiroidismo), as células e os órgãos do corpo ficarão mais lentos, o que se pode traduzir numa frequência cardíaca também ela mais reduzida ou, no caso dos intestinos, problemas de obstipação.

Já a T4, é responsável pelo metabolismo, humor e temperatura corporal, entre outras coisas. 

Mas há outras hormonas importantes que, apesar de não serem produzidas na tiroide, orientam a sua atividade. Da hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro, vem a hormona estimulante da tiroide ou tireotrofina (TSH) e do hipotálamo, a zona do cérebro imediatamente acima da hipófise, a hormona libertadora de tireotrofina (TRH).

 

Fontes: 
https://www.yourhormones.info/glands/thyroid-gland/
https://www.btf-thyroid.org/what-is-thyroid-disorder 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.