Doenças Raras da Tiroide
São já mais de 6.000 as doenças raras identificadas e 300 milhões as pessoas que com elas vivem em todo o mundo. Nesta vasta lista encontram-se algumas associadas à tiroide.
Estas são algumas das doenças raras associadas à tiroide:
- Adenomas Hipofisários Secretores de TSH
Os adenomas hipofisários secretores de TSH são tumores benignos, extremamente raros, que afetam a glândula pituitária e causam uma produção excessiva da hormona estimulante da tiroide (TSH), o que eleva os níveis desta hormona no sangue. Com sintomas semelhantes ao do hipertiroidismo, como intolerância ao calor, tremores, ansiedade, perda de peso, entre outros, podem ser tratados com diferentes terapias, podendo haver necessidade de cirurgia.
- Resistência à Hormona da Tiroide
Este é um problema genético raro, que se caracteriza pelo facto de alguns tecidos do corpo não responderem normalmente às hormonas da tiroide, o que pode estar associado à ausência de sintomas ou à presença de sinais semelhantes aos de uma tiroide hiperativa e hipoativa.
- Tiroidite de Riedel
A tiroidite de Riedel é uma forma rara de hipotiroidismo, que tem na sua origem a substituição das células normais produtoras de tiroxina (ou T4, uma das hormonas produzidas na tiroide) por uma fibrose ou tecido cicatricial que invade as estruturas adjacentes do pescoço. Resultado: a tiroide fica dura como uma pedra, num processo inflamatório que pode chegar aos músculos e afetar os nervos das cordas vocais, causando dificuldades de deglutição, compressão da traqueia e voz fraca ou rouca.
- Síndrome de Pendred
Esta é uma doença genética rara que pode causar perda auditiva precoce nas crianças. Presente desde o nascimento, pode ainda afetar a tiroide, provocando problemas de equilíbrio. Aqui, pode ocorrer hipotiroidismo e/ou aumento da tiroide (bócio).