Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 09 de Julho de 2024 às 16:48 em Tiroide | 0 comentários

Como pode a tiroide impactar a saúde dos seus ossos

Como pode a tiroide impactar a saúde dos seus ossos

Por certo já terá ouvido falar na osteoporose, uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade mineral óssea, o que causa um aumento da fragilidade, alterações da microestrutura óssea e, consequentemente, maior risco de fraturas. O que talvez não saiba é que há uma relação entre a saúde dos seus ossos e a tiroide.

De facto, o osso é um tecido vivo e está em constante renovação, que é controlada por vários fatores no organismo, entre os quais a tiroxina, uma hormona produzida pela tiroide. E como os distúrbios desta glândula podem afetar a quantidade de tiroxina que circula no corpo, isso pode ter impacto na renovação óssea e, se prolongados ao longo do tempo, afetar a resistência óssea, levando a um risco aumentado de osteoporose e fraturas.

Hipertiroidismo

O hipertiroidismo é uma condição em que a glândula tiroide produz tiroxina em excesso. Logo, a presença excessiva desta hormona pode acelerar a renovação óssea, tornando os ossos gradualmente mais fracos. E, por tratar, o risco de desenvolver osteoporose aumenta.

Hipotiroidismo

Neste tipo de distúrbio, que é um dos mais comuns, existe uma produção insuficiente de hormonas da tiroide. Por si só, o hipotiroidismo não causa fraqueza óssea, mas as pessoas com este tipo de problema precisam, muitas vezes, de medicação para repor os níveis hormonais que, em doses elevadas e quando tomada por um longo período de tempo, podem aumentar o risco de perda óssea. É, por isso, importante verificar regularmente os níveis de tiroxina para garantir que o medicamento está a ser tomado na dose certa.

Trabalhar em conjunto com o médico para manter os problemas da tiroide sob controlo é a melhor forma de reduzir o risco de desenvolver osteoporose, juntamente com a adoção de alguns hábitos saudáveis, como escolher uma alimentação saudável, que garanta níveis saudáveis de cálcio; aproveitar o sol, fonte de vitamina D; praticar exercício físico regular e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e produtos de tabaco.

Fonte: https://healthybonesaustralia.org.au/wp-content/uploads/2022/10/hba-fact-sheet-thyroid.pdf 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.