Sintomas sobrepostos: tiroide ou menopausa?
Como já sabemos, a glândula da tiroide, apesar de pequena em tamanho, é grande no impacto que pode causar no organismo. E ainda de acordo com o conhecimento de que dispomos, o risco de desenvolver uma tiroide hipoativa, ou seja, que funciona aquém do desejado, aumenta com a idade, sendo ainda cerca de 10 vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. O que significa que as mulheres de meia-idade, que passam pela menopausa, podem ter também uma tiroide hipoativa (estima-se que isso aconteça em 12 a 20% das mulheres com mais de 60 anos). E isso pode gerar alguma confusão.
Porquê? É que os sintomas relacionados com a tiroide e a menopausa são comuns, inespecíficos e sobrepostos, o que pode fazer com que os sintomas da tiroide sejam atribuídos à menopausa e vice-versa. E como estes problemas são comuns nas mulheres de meia-idade, podem também ser uma combinação de fatores que devem ser todos abordados.
No caso das mulheres que já sofrem com distúrbios da tiroide, podem estar vir a ter uma menopausa precoce?
A resposta a esta questão tem de ser dividida em duas partes: no caso do hipotiroidismo, não há confirmação de que assim seja. Já quando se trata do hipertiroidismo, quando este distúrbio se encontra por controlar pode, de facto, causar stress em todo o sistema hormonal, afetando e até interrompendo os períodos menstruais em mulheres férteis e aumentando os sintomas da perimenopausa em mulheres que já estão próximas ou em transição da menopausa.
Mas a principal questão com que muitas destas mulheres se confrontam é: como posso saber se os meus sintomas estão relacionados com a doença da tiroide ou com a menopausa?
A resposta não é fácil. O médico deve garantir que os níveis de tiroide estão otimizados, o que se faz através do tratamento. E, no caso de persistência dos sintomas e na ausência de outras causas aparentes, então a menopausa será a provável culpada.
Outra questão comum tem a ver com a dúvida sobre se pode um problema de tiroide piorar os sintomas da menopausa. Aqui, não há muitas dúvidas. Sim, pode, isto porque as hormonas da tiroide controlam o metabolismo. Logo, se a função da tiroide não estiver estável e o metabolismo estiver demasiado acelerado, demasiado lento ou a mudar rapidamente, isso poderá afetar os sintomas da menopausa de diferentes formas.
Mas desde que a doença da tiroide seja tratada, o impacto nos sintomas da menopausa deverá ser mínimo.