
A importância da suplementação de vitamina D
6 Dezembro, 2024
Como garantir uma viagem sem sobressaltos?
14 Janeiro, 2025Até ao momento, não existem estudos científicos que demonstrem que as pessoas com doenças da tiroide, seja hipotiroidismo, hipertiroidismo ou outro qualquer distúrbio associado a esta pequena glândula, devem adotar uma dieta específica. O que significa que as pessoas são livres para comer o que quiserem. Ainda assim, a consulta a um nutricionista é bem-vinda, isto para adaptar a alimentação e torná-la o mais saudável possível, que é o mais importante para o bem-estar e qualidade de vida de quem vive com estes problemas.
No equilíbrio é que está o ganho e apesar de não haver proibidos, há alimentos a evitar, como os ricos em açúcar, gorduras e alimentos processados, já que aumentam a inflamação do corpo. Falamos, por exemplo, dos alimentos fritos, carnes processadas, farinhas refinadas, doces e óleos.
Tendo em conta que um dos sintomas do hipotiroidismo é o aumento de peso, a relação entre este fator e a inflamação ganha ainda mais relevância quando se ingerem estes alimentos.
Deve optar-se, por isso, por consumir cinco porções diárias de fruta, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, que vão contribuir para uma melhoria no sistema imunológico, promovendo também uma alimentação saudável.
Além da importância do que comer, deve também haver a preocupação com o quando se come, já que alguns alimentos prejudicam a absorção total dos medicamentos. Por exemplo, os especialistas não recomendam a toma da medicação juntamente com nozes, toranjas ou ainda café, aconselhando a comerem, pelo menos, uma hora antes ou depois da toma dos medicamentos. Assim, é possível uma maior absorção.
O que importa aqui é que uma boa alimentação é fundamental, independentemente do tipo da doença, para manter a energia e o bem-estar mental e físico.