
Desfrute do Natal sem prejudicar a sua tiroide
17 Dezembro, 2025Costuma-se dizer que a pele é o espelho da sua saúde. Antes mesmo de um diagnóstico à sua tiroide, a pele pode já estar a manifestar alterações cutâneas. Além de a tiroide influenciar a maioria das funções do nosso corpo, incluindo o metabolismo, o sistema respiratório e reprodutor, a temperatura corporal, o crescimento, entre outros, pode também causar alterações cutâneas, capilares e das unhas.
Mas porque é que a tiroide afeta a pele, o cabelo e as unhas? As hormonas tiroideias regulam o metabolismo das células da pele, a renovação dos folículos capilares, a hidratação e elasticidade dos tecidos e ainda o crescimento das unhas.
Consoante a doença, os sintomas podem manifestar-se de forma diferente.
Alterações cutâneas
No hipotiroidismo, a produção de hormonas da tiroide diminui, abrandando também o metabolismo do corpo e afetando a regeneração das células da pele. Estes doentes sentem a pele mais áspera e seca, mais pálida e amarelada. No inverno, a sensibilidade ao frio pode aumentar e a cicatrização diminuir.
Já no hipertiroidismo, a tiroide produz hormonas em excesso, acelerando o metabolismo das células da pele. Por isso, verifica-se pele mais quente, húmida e oleosa; suor excessivo; vermelhidão ou rubor facial; prurido e comichão; e ainda sensação de maior sensibilidade ao toque.
Alterações capilares
No hipotiroidismo e hipertiroidismo, o cabelo também se vai ressentir, tornando-se mais quebradiço, frágil e sem volume, com um crescimento mais lento e uma maior queda.
Alterações nas unhas
Já as unhas ficam mais frágeis, com maior facilidade em se partir, e crescem mais lentamente. Estes sintomas manifestam-se tanto no hipotiroidismo como no hipertiroidismo.
Além destes sintomas, na doença de Graves, pode também desencadear-se inchaço à volta dos olhos, secura ocular e sensação de “areia nos olhos”.
Com a medicação adequada à doença, é possível a recuperação da pele, do cabelo e das unhas, mas pode sempre demorar alguns meses. Ainda assim, adote alguns cuidados dermatológicos para cuidar de si:
- Hidrate-se diariamente, preferencialmente após o banho;
- Utilize protetor solar durante todo o ano;
- Evite o calor excessivo no seu cabelo;
- Hidrate as suas cutículas e unhas;
- Evite remover o verniz com produtos agressivos;
- Prefira cremes calmantes e evite esfoliações agressivas.
Fontes:




