
ADTI no Congresso Português de Endocrinologia em Coimbra
6 Janeiro, 2026Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) demonstra alterações provocadas pela exposição aos ftalatos (componentes de alguns plásticos que podem soltar-se de microplásticos) presentes em alguns produtos. Para a investigação foram analisadas mais de 5600 crianças e adolescentes.
Segundo o estudo, publicado em 2025, a exposição a microplásticos constitui um perigo para o normal funcionamento da tiróide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Desses componentes, o destaque vai para os ftalatos, substâncias químicas utilizadas principalmente em produtos de plástico, como PVC (plástico de cloreto de polivinil), para torná-los mais flexíveis. Estão presentes em muitos bens de consumo, incluindo embalagens de alimentos e vestuário.
No estudo foram analisadas mais de 5600 crianças e adolescentes, e segundo uma nota enviada à Agência Lusa, a investigação deverá funcionar como um alerta a médicos, sobretudo pediatras, bem como às entidades de saúde, no sentido de se poder atuar na prevenção e na minimização de danos no que respeita à exposição a plástico.
Além dos riscos para a saúde já conhecidos, especialmente no que diz respeito às alterações hormonais e à saúde reprodutiva, este estudo da FMUP vem reforçar os potenciais riscos destes componentes no neurodesenvolvimento das crianças.
Sobre os ftalatos
Uma nota do Programa ‘HORIZONTE 2020’, da União Europeia, consultada pela ADTI, revela que os ftalatos são um grupo de produtos químicos industriais utilizados como plastificantes para tornar os plásticos flexíveis e duradouros. O grupo inclui um grande número de produtos químicos com propriedades e aplicações diferentes.
A principal utilização dos ftalatos é suavizar o plástico de cloreto de polivinilo (PVC) para ser utilizado numa vasta gama de bens de consumo, que todos nós temos em casa. Estes incluem pavimentos vinílicos, colas, detergentes, purificadores de ar, óleos lubrificantes, embalagens de alimentos e vestuário. Os ftalatos são utilizados em produtos de higiene pessoal, incluindo sabonetes, champôs, pulverizadores para o cabelo, perfumes e vernizes para as unhas.
Os ftalatos são também utilizados em diversos brinquedos para crianças, como por exemplo lápis de cera, brinquedos insufláveis, argila para modelar e tintas. Alguns ftalatos são utilizados como revestimento em produtos farmacêuticos, preparações à base de plantas e suplementos alimentares.
Além disso, o PVC contendo ftalatos é utilizado nos setores de embalagem, construção, mobiliário, automóvel e telecomunicações. Certas utilizações trazem benefícios significativos para a sociedade, como a utilização de PVC flexível em dispositivos médicos e o isolamento de fios e cabos em equipamentos eletrónicos e edifícios.
Como entram no corpo humano?
Existem várias formas de exposição das pessoas aos ftalatos, relacionadas com as diferentes utilizações destes produtos químicos. Uma via é através do consumo de alimentos e bebidas que foram embalados em recipientes contendo ftalatos. As crianças podem ser expostas ao chupar brinquedos de plástico ou produtos que contenham ftalatos.
Outra via de exposição importante é através da utilização de produtos de higiene pessoal que contêm ftalatos. A exposição pode também resultar do contacto com tecidos e dispositivos médicos que contenham estas substâncias. Quando os ftalatos entram no corpo humano, são decompostos em metabolitos e são eliminados rapidamente através da urina.




