
Problemas que não associamos à tiroide
20 Julho, 2017
Teste à deficiência de iodo
22 Agosto, 2017Quem sofre de problemas a nível da glândula tiroide, para além de poder apresentar uma variedade de sintomas físicos, também tem de lidar com os sintomas psicológicos das disfunções da tiroide, o que nem sempre é fácil! Ansiedade, depressão, mau humor, dificuldade em dormir, desinteresse ou falta de memória, são apenas alguns desses exemplos.
Causas dos sintomas psicológicos
As hormonas tiroideias
Uma razão para uma pessoa, de uma forma rápida e imprevisível, andar emocionalmente instável são os níveis anormais de hormonas tiroideias. Ansiedade, irritabilidade e variações de humor, são sintomas frequentes nas pessoas que sofrem de hipertiroidismo, ou seja, que apresentam níveis elevados de hormonas tiroideias. Já quem tem hipotiroidismo, ou seja, que apresenta níveis reduzidos dessas hormonas, pode enfrentar problemas de memória, dificuldade de concentração e depressão.
Os tratamentos
O deixar de tomar a medicação diária ou fazê-lo de uma forma irregular, também pode interferir com o equilíbrio hormonal e agravar os sintomas psicológicos.
Os sintomas físicos
Outro fator que pode contribuir para o agravar dos sintomas psicológicos são os próprios sintomas físicos resultantes das disfunções da tiroide. Como? Por exemplo, o engordar (hipotiroidismo) ou perder muito peso (hipertiroidismo), ou então a queda de cabelo, são sintomas físicos que afetam a aparência de uma pessoa e que podem prejudicar e muito a sua autoestima.
O stress
Como bem sabemos o stress não é amigo do equilíbrio emocional e se ele anda muito presente na vida de uma pessoa, também pode contribuir para o agravar dos sintomas psicológicos resultantes das disfunções da tiroide.
O que esperar e fazer
É importante frisar que na maioria dos casos os sintomas psicológicos melhoram à medida que a disfunção da tiroide é controlada pelo tratamento. Talvez não seja é tão rápido quanto uma pessoa deseje. E por vezes, mesmo quando as análises já não apresentam valores de desequilíbrio hormonal, pode-se dar o caso dos sintomas psicológicos continuarem durante algum tempo.
O que fazer:
– Fale com o seu medico, pois os sintomas psicológicos fazem parte da doença. E não tenha receio de lhe colocar perguntas.
– Peça que lhe indiquem um especialista nesta área, ou seja, um endocrinologista.
– Apoie-se na família e amigos. É importante que eles percebam o que se passa.
– Fale com outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo.
– Faça exercícios de relaxamento.
Se os seus sintomas forem muito intensos ou se, passado um tempo considerável de tratamento à tiroide, eles persistirem peça ao seu médico que lhe indique um psiquiatra ou um psicólogo clínico especializado em problemas psicológicos associados a doenças físicas.