Semana Internacional da Tiroide – 25 a 31 de maio de 2019
A 11ª Semana Internacional da Tiroide, uma iniciativa da Federação Internacional da Tiroide, que em Portugal é liderada pela Associação das Doenças da Tiroide (ADTI), alerta para o subdiagnóstico.
Para assinalar esta semana, Ashok Bhaseen, Presidente da Federação Internacional de Tiroide, afirma que “existem muitas pessoas que vivem com algum tipo de distúrbio da tiroide, porém por diagnosticar. A Semana Internacional da Tiroide está agora no seu 11º ano e eu prometo que todos os países membros não descansam até as taxas de teste e diagnóstico melhorarem a nível global. Este ano estamos a ajudar as pessoas a reconhecer as várias caras dos distúrbios da tiroide para que eles possam visitar um centro de saúde e façam o teste o mais rápido possível.”
Como fazer parte da campanha este ano?
Através das redes sociais pode acompanhar a nossa campanha, principalmente no Twitter e no Facebook, e fazer parte do movimento global usando a hashtag #ITAW19. Este movimento vai permitir aumentar o reconhecimento e consciência sobre os distúrbios da tiroide que já afetam mais de 200 milhões de pessoas a nível mundial, segundo a ATA (American Thyroid Association).
Saiba mais sobre esta campanha em www.thyroidweek.org e www.thyroid-fed.org
Qual o motivo deste alerta?
O ITAW, agora no seu 11º ano, foi criado para destacar o impacto negativo que os distúrbios da tiroide têm na qualidade de vida das pessoas quando não diagnosticados. Acredita-se que, cerca de 1,6 mil milhões de pessoas a nível mundial correm o risco de viver com uma disfunção da tiroide1.
i Khan A, Khan MM, Akhtar S. Thyroid disorders, etiology and prevalence. J Med Sci 2002; 2: 89–94. Available at:
http://www.scialert.net/fulltext/?doi=jms.2002.89.94&org=11
Last accessed February 2019.