Menopausa ou hipotiroidismo? A pergunta à qual deve ser o médico a dar resposta
Quase de certeza que já ouviu dizer que os problemas da tiroide e a menopausa estão relacionados. Mas será verdade?
Ora, a menopausa é um processo biológico normal na vida de uma mulher, que costuma ocorrer a partir dos 48 anos e que resulta da redução da atividade dos ovários, que deixam de libertar óvulos mensalmente. Nesta fase, a produção de estrogénios também reduz e, ao fim de doze meses consecutivos sem períodos menstruais, pode-se confirmar o cenário de menopausa.
As mulheres com menopausa costumam apresentar alguns sintomas, como:
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Dificuldade em dormir;
- Desânimo;
- Sensação de tristeza;
- Alterações emocionais;
- Irritação;
- Redução do ritmo intestinal;
- Batimentos cardíacos mais lentos;
- Ganho de peso, normalmente lento, ou dificuldade em reduzi-lo;
- Pele seca;
- Queda de cabelo.
A lista é longa, mas estes sintomas não são exclusivos da menopausa. Também o hipotiroidismo se manifesta através destes sinais, aos quais acrescem rouquidão, unhas quebradiças, diminuição da qualidade dos tecidos cutâneos, intolerância ao frio, apatia, dificuldades de absorção, diminuição da libido e alterações menstruais.
A semelhança dos sintomas não será de estranhar, sabendo que no hipotiroidismo há uma escassez de produção de hormonas, nomeadamente a T3 e T4, o que torna o metabolismo mais lento. Os ovários, no entanto, necessitam de uma concentração certa destas hormonas no sangue para funcionarem ao ritmo normal, o que explica as alterações menstruais e até a redução da fertilidade da mulher quando tem hipotiroidismo. Para além disto, esta disfunção da tiroide tende a ocorrer mais frequentemente nas mulheres e justamente na fase de vida em que se dá a menopausa.
É, portanto, compreensível que se associem os problemas da tiroide à menopausa, mas não existe prova científica. A única coisa que se pode afirmar ao certo é que os sintomas são semelhantes e que o hipotiroidismo e a menopausa tendem a acontecer na mesma faixa etária. No entanto, uma mulher muito mais jovem com esta mesma disfunção tiroideia poderá ver o seu ciclo menstrual alterado, devido à produção de hormonas, o que pode simular, em alguns casos, uma menopausa precoce.
Assim sendo, o ideal será consultar o seu médico caso tenha estes sintomas porque pode pensar que está a entrar na menopausa e, afinal, ter problemas de tiroide. Neste último caso, o mais habitual é haver, pelo menos, dois sintomas associados, mas há quem apresente apenas um. Por isso, não ignore os sinais e procure uma opinião especializada!