Pequena Glândula, Grandes Problemas: O Impacto na Vida Sexual
Não é muito falado e talvez não seja, também, muito conhecido, mas os problemas da tiroide podem ter impacto na saúde sexual, com influência no desejo e até na própria função sexual, que saem prejudicados quando há distúrbios na pequena glândula, sobretudo quando se trata do hipotiroidismo e hipertiroidismo.
O impacto pode fazer-se sentir a vários níveis, a começar pela redução da lubrificação vaginal, o que torna o sexo desconfortável, doloroso ou insatisfatório, segundo a Associação Americana de Saúde Sexual.
Há ainda uma relação com a diminuição da testosterona, o que se pode traduzir numa libido mais reduzida, algo que pode afetar os homens, mas também, surpreendentemente para alguns, as mulheres.
Tanto o hipertiroidismo como o hipotiroidismo podem contribuir para problemas como depressão e fadiga, situações que podem, por sua vez, conduzir a uma redução do desejo sexual.
A saúde da tiroide, ou melhor, a sua ausência, é ainda responsável por causar problemas de ejaculação e de disfunção erétil, ao criar um desequilíbrio hormonal, que faz com que os homens tenham problemas para obter ou manter uma ereção, sobretudo entre os homens com hipotiroidismo.
Felizmente, a maioria dos problemas sexuais desaparece quando um distúrbio da tiroide é tratado.
Fonte: https://www.pennmedicine.org