Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 31 de Agosto de 2023 às 16:17 em Cancro Tiroide | 0 comentários

Os Tumores da Tiroide Mais Frequentes nas Crianças

Os Tumores da Tiroide Mais Frequentes nas Crianças

O cancro da tiroide não é apenas diagnosticado entre os adultos. Também os mais pequenos podem sofrer com tumores na pequena glândula em forma de borboleta, havendo alguns tipos de cancro que, de acordo com a Associação Americana da Tiroide, são mais frequentes entre as crianças.

A começar pelo carcinoma papilar, que é a forma mais comum, representando cerca de 90% de todos os casos de cancro da tiroide entre os mais pequenos. Surge, por norma, como um nódulo solitário, que tende a crescer lentamente e que pode espalhar-se para os gânglios linfáticos do pescoço, tendo tendência a comportar-se de forma diferente do que acontece nos adultos. Apesar de ser o mais frequente, e ao contrário de muitos outros tipos de cancro, costuma ter um bom prognóstico, mesmo nas situações em que há disseminação para os gânglios linfáticos.

O carcinoma folicular é outro dos tipos de cancro da tiroide que pode surgir entre as crianças, representando cerca de 5% a 10% de todos os tumores desta glândula na infância. Geralmente tem bom prognóstico, porque é pouco invasivo, e quando metastiza é para os ossos e pulmões, o que raramente acontece na criança. 

Há, depois, outros tipos de tumores, menos frequentes, como o carcinoma medular da tiroide, que representa qualquer coisa como 2% de todos os tumores da tiroide entre os mais pequenos e, em 25% dos casos, ocorre em famílias, estando associado a outros tumores endócrinos. Ou o carcinoma anaplásico, que é um tipo extremamente raro de cancro, que ocorre quase exclusivamente nos adultos mais velhos. 

A palpação do pescoço para detetar a presença de nódulos deve fazer parte de todos os exames físicos de rotina na infância. E ainda que seja importante aumentar a sensibilização e conhecimento sobre este tema, é também necessário evitar intervenções excessivas para uma doença que continua a ter um excelente prognóstico.

Fonte: https://www.thyroid.org

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.