Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 09 de Maio de 2017 às 14:58 em Estudos Noticias | 0 comentários

O leite pode prejudicar o efeito da medicação para a tiroide

O leite pode prejudicar o efeito da medicação para a tiroide

Se costuma beber um copo de leite de vaca para tomar levotiroxina (LT4 – forma sintética da hormona tiroideia), um novo estudo alerta que o leite faz diminuir a capacidade do corpo em absorver esse medicamento.

A levotiroxina é um medicamento que costuma ser receitado a pessoas que sofrem de hipotiroidismo, como forma de substituir a hormona tiroxina (T4) que não está a ser produzida em quantidades suficientes pela glândula tiroide; e também a pessoas com cancro da tiroide, para suprimir os níveis da hormona TSH.

O hipotiroidismo é uma doença da tiroide resultante da produção insuficiente de hormonas tiroideias, e que conduz ao aparecimento de sintomas como: perda de expressão facial; voz rouca e dicção lenta; pálpebras descaídas; edema dos olhos e face; olhos salientes; aumento de peso; obstipação; intolerância ao frio; secura da pele e cabelo; esquecimento e confusão mental.

O estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) veio revelar que os pacientes que tomam levotiroxina, recorrendo a leite de vaca, podem não estar a obter a dose receitada de hormonas tiroideias. É que ao compararem os níveis de absorção da hormona T4 entre as pessoas que tomavam o medicamento sozinho e as com recurso a leite, verificaram que neste segundo grupo os valores obtidos eram bem inferiores.

Agora que já sabe que o leite prejudica a absorção da levotiroxina, lembre-se de a tomar sempre com água.

 

Fontes: eurkalert.pt e saudecuf.pt

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 + five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.