Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Publicado em 26 de Agosto de 2019 às 10:18 em Noticias | 0 comentários

OS SEGREDOS DA SUA TIROIDE

OS SEGREDOS DA SUA TIROIDE

A Associação das Doenças da Tiroide (ADTI) procura divulgar, informar e desmitificar a população sobre as disfunções da tiroide. Este mês queremos partilhar convosco um livro que dá a conhecer Os Segredos da Sua Tiroide.

Com mais de dez anos de prática clínica como endocrinologista, a Drª Inês Sapinho dá a conhecer mais sobre a sua tiroide com este livro: o que é, para que serve a tiroide, a sua função na regulação do peso, da frequência cardíaca e funcionamento do intestino, a sua implicação na memória, concentração e controlo emocional, as suas principais doenças e sintomas, tratamentos e conselhos para tomar conta da saúde da sua tiroide.

Hoje contamos ainda com o testemunho da Drª Inês Sapinho para nos dar a conhecer mais e melhor sobre o livro.

Drª Inês Sapinho – Embora comuns, as doenças da tiroide são silenciosas, logo é fundamental conhecer esta glândula 

Todos os órgãos são fundamentais. O organismo é um todo e o importante é o equilíbrio, mas a tiroide tem que estar bem para o todo estar bem. Afinal, a tiroide é uma glândula única, situada na região anterior do pescoço, cuja atividade afeta todo o organismo.

Atualmente, a informação que existe sobre a tiroide ainda é escassa e pouco esclarecedora e, o facto da patologia afetar cerca de 1 milhão de portugueses é preocupante. A decisão de escrever este livro foi precisamente no sentido de dar mais informação às pessoas sobre a tiroide e de a dar a conhecer, porque o conhecimento pode ajudar a conseguir esse equilíbrio.

O livro tem como objetivo responder a dúvidas frequentes, esclarecer conceitos, com o recurso a exemplos de casos clínicos e alguns testemunhos de doentes. Espero que seja um livro que de forma simples e acessível ajude a colmatar as falhas existentes e a dar a conhecer esta patologia que afeta tantos portugueses.

O livro começa com conceitos básicos: sobre o que são as glândulas e as hormonas e depois explica qual a importância da tiroide e quais as suas doenças, os exames que devem ser realizados para o diagnóstico das doenças e os respetivos tratamentos.  Aborda o hipotiroidismo, o hipertiroidismo, a doença nodular, entre outras. Fala de situações especiais como a gravidez e o carcinoma da tiroide. E ainda tenta esclarecer dúvidas sobre a cirurgia da tiroide e o tratamento com iodoradioactivo, tantas vezes diabolizado. Termina esclarecendo dúvidas sobre a alimentação e doenças da tiroide e, clarificando alguns mitos existentes.

Mas qual é a função da tiroide? 

A tiroide produz essencialmente duas hormonas, que atuam no nosso organismo e são responsáveis pela velocidade de todas as reações do nosso metabolismo. São importantes no crescimento, na formação do bebé durante a gestação, no desenvolvimento neurológico e depois, atuando em todas as células, tem funções na respiração, no coração, no intestino, na área cognitiva, na memória, no nosso estado de espírito, no nosso humor, no peso, no metabolismo e por tudo isso é essencial à vida.

Caso não sejam tratadas, as patologias da tiroide podem ter consequências graves. Por se tratar de uma glândula de secreção endócrina, a tiroide consegue libertar hormonas tiroideias (T3 e T4) para a corrente sanguínea, podendo ocorrer de forma excessiva ou deficiente. Seja por excesso ou por defeito, o mau funcionamento da tiroide é capaz de dominar o corpo, dando origem a sintomas como cansaço, mal-estar, stress ou alterações no peso. Estes podem ser sinais claros que a tiroide precisa de uma atenção redobrada.

Não há forma de prevenir estas doenças. Contudo, é importante uma vigilância regular, de modo a se poder fazer um diagnóstico precoce. A escolha do tratamento depende da gravidade da doença, idade do doente e a existência de outras condições clínicas. Atualmente, os tratamentos apresentam uma elevada taxa de sucesso, com uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.