Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 25 de Fevereiro de 2020 às 10:00 em Noticias | 0 comentários

Revelar as máscaras do problema na Tiroide

Revelar as máscaras do problema na Tiroide

Numa altura em que celebramos o Carnaval, lembramos da quantidade de disfarces possíveis de usar. Umas máscaras mais felizes, outras nem por isso. Por vezes, questionamos que disfarce apresenta aquela pessoa. Assim como também podemos confundir os sintomas de um problema na tiroide com outras patologias.

Os sintomas do hipotiroidismo são inespecíficos apresentando sinais comuns à depressão, por exemplo. Reconhece aquela máscara que revela estar cansada, ou um disfarce com muita roupa sendo intolerante ao frio, um disfarce com excesso de peso ou até mesmo naquelas situações que vemos que sofre de obstipação? Daí a importância de um diagnóstico diferencial no tratamento da tiroide para o terapeuta reconhecer as causas, tirar a máscara.

Quem melhor que o seu médico para descobrir o disfarce que o persegue? Várias pistas são dadas através de exames médicos (análise dos níveis das hormonas tiroidianas); ecografia (para detetar a presença de nódulos) ou tirar as dúvidas se é uma tiroidite autoimune – Tiroidite de Hashimoto /Linfocítica, através de anticorpos específicos. E por falar em tiroidite autoimune, saiba que é um disfarce mais usado no sexo feminino que no sexo masculino. Razões? Estudos científicos são inconclusivos.
Dada a relevância das hormonas da tiroide na regulação do organismo, desde o cérebro até aos intestinos, desmascaremos algumas faces deste distúrbio. Quer ser o primeiro a deixar cair a máscara e revelar o problema para uma terapêutica mais eficiente? Ora vejamos:

Após uma noite inteira de sono, ainda se sente cansado? É um excelente sinal para estar em alerta, sendo sinónimo que a sua tiroide está hipoativa. Sente uma grande palpitação no coração? Poderá ser uma pista de que os níveis das hormonas tiroidianas estão elevados, sendo um sintoma de hipertiroidismo. Sabia que esta condição da tiroide pode trazer complicações na gravidez? É verdade, este problema pode mesmo interferir na ovulação o que prejudica a fertilidade da mulher.

Já se a sua pele estiver seca, provavelmente por ter um metabolismo lento em que há pouca produção destas hormonas, poderá ser um sintoma de hipotiroidismo. Outro disfarce que pode representar esta condição (o hipotiroidismo), é a desaceleração do processo digestivo, sendo dos sintomas mais observados.

Reveladas as máscaras do problema da tiroide, agora o desafio é revelar a sua identidade! Nada mais transparente para a sua vida, sentir-se bem consigo próprio/a tendo um estilo saudável e fazendo exames de rotina. Rumo a um sentido positivo nesta vida que são dois dias… e o Carnaval são três.

Fontes:
1. https://activa.sapo.pt/beleza-e-saude/2018-12-14-hipotiroidismo-a-doenca-dos-mil-disfarces/
2. https://www.sabado.pt/ciencia—saude/vida-saudavel/detalhe/sente-se-deprimido-pode-ser-a-sua-tiroide
3. https://abcnews.go.com/Health/Wellness/19-signs-thyroid-working

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight − 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.