Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 08 de Março de 2020 às 10:00 em Noticias | 0 comentários

Celebração do Dia Internacional da Mulher: O mundo da tiroide pode e deve ser cor de rosa

Celebração do Dia Internacional da Mulher: O mundo da tiroide pode e deve ser cor de rosa

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, enaltecemos a importância da prevenção dos problemas da tiroide no sexo feminino. Porque não colorir a nossa saúde num mundo cor de rosa e deixar de lado o preto e branco?

O rosa está associado ao universo feminino e à fragilidade. A mulher pode sentir-se fragilizada ao saber que tem uma maior probabilidade de desenvolver distúrbios da tiroide do que o sexo masculino. Isto deve-se ao facto de que a mulher apresentar níveis mais elevados de estrogénio, que estimulam a proliferação descontrolada das células da tiroide. Mas porque é importante contornar as fraquezas, deixamos-lhe uma dica fundamental. Qualquer mulher que tenha um histórico familiar de problemas de tiroide deve consultar o médico regularmente, a fim de fazer exames de rotina. Prevenção em primeiro lugar. É importante que mulheres a partir dos 50 anos marquem uma consulta com um especialista para fazer os doseamentos hormonais, obtidos através de colheita de sangue.

O rosa é a cor das emoções. É o transtorno pré-menstrual e a menopausa que levam a mulher a ter emoções à flor da pele. Estas sensações podem ser muitas vezes confundidas com os sintomas de cansaço e de depressão também descritos por quem tem uma disfunção na tiroide. Mais uma vez, estar atenta é essencial, devendo fazer uma palpação da face anterior do pescoço e qualquer dúvida, questione o seu médico!  

O rosa é a cor da inocência. Contudo há temas, como a disfunção da tiroide, que não devemos ser ingénuos ou desinformados. O hipotiroidismo afeta até 10 vezes mais o sexo feminino do que o sexo masculino e a sua incidência tende a aumentar com a idade. Contudo, o tratamento para esta disfunção é simples. Através da reposição das hormonas tiroideias, administradas diariamente, os sintomas tendem a desaparecer.

O rosa é a cor da beleza. Quanta beleza é o poder da mulher grávida saber que tem dentro de si alguém com quem terá sempre uma forte ligação, mais que um cordão umbilical.

A gravidez pode afetar o funcionamento da tiroide ocorrendo um aumento de 10% a 40% no tamanho da glândula, levando a um acréscimo de 50% na necessidade diária de iodo. Estar informada acima de tudo! Desfrute da beleza do tempo de gestação.

O rosa é a cor do companheirismo. É importante compartilhar e ser valorizado pelo seu grupo de amigos e familiares.

Num cenário/situação a preto e branco é fundamental aplicar um contraste visual à sua vida. O rosa por todos os seus significados é ideal no mundo da tiroide.

Agora está nas suas mãos… ao contrário do que possa pensar, os nódulos desta glândula são quase sempre benignos.

Fontes:

  1. Gian Carlo Di Renzo, Good clinical practice advice: Thyroid and pregnancy, Int J Gynecol Obstet 2019; 144: 347–351, doi.org/10.1002/ijgo.12745
  2. https://www.siemens-healthineers.com/en-in/clinical-specialities/womens-health-information/laboratory-diagnostics/thyroid-disease/thyroid-disease-in-women
  3. https://www.womenshealthmag.com/health/g19683170/thyroid-symptoms-in-women/

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three + nineteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.