Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 07 de Abril de 2020 às 14:15 em Noticias | 0 comentários

Tecnologias móveis, digitais e para “vestir” ao serviço do doente!

Tecnologias móveis, digitais e para “vestir” ao serviço do doente!

Neste Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, destacamos os avanços tecnológicos nesta área. Primeiro ao serviço dos profissionais de saúde, agora ao dispor de todos, são cada vez mais os doentes que recorrem a aplicações móveis, plataformas ou dispositivos wearables, entre outros, com o objetivo de cuidar da sua saúde. Fique a conhecer alguns deles neste artigo.


Os dispositivos wearables, tecnologia para “vestir”

Os dispositivos wearables são cada vez mais utilizados por todos, mas também pelos doentes crónicos, que os utilizam como forma de monitorizar a sua saúde. Estas são tecnologias “vestíveis” que passam a fazer parte do corpo, como pulseiras, relógios e roupas com mecanismos de deteção inteligente.
Todos os doentes que precisem de um controlo mais rigoroso das condições físicas passam a contar com a possibilidade da monitorização em tempo real de várias funções, que depois podem partilhar com o seu médico, nomeadamente:
• Medir qualidade do sono
• Contar a quantidade de calorias gastas por dia
• Número de passos dados
• Frequência cardíaca.

Tecnologia mobile e as aplicações

A tecnologia mobile também tem assistido a um desenvolvimento colossal. Atualmente existem inúmeras aplicações desenvolvidas para a área da saúde, que além de poderem ser benéficas pelas informações importantes que veiculam para o doente, também podem ajudar a que este se sinta mais apoiado na sua doença no dia-a-dia.
No entanto, deverá aconselhar-se sempre com o seu médico sobre quais as mais adequadas para o seu caso, bem como sobre as que realmente são credíveis e criadas por uma fonte fidedigna.
Para os doentes com distúrbios da tiroide existem algumas que podem ser úteis, nomeadamente:
• Boost Thyroid: Aplicativo para doentes com hipotiroidismo e doença de Hashimoto, que permite gerir a alimentação, a atividade física, a terapêutica, medir a energia, temperatura corporal basal, a frequência cardíaca, analisar o sono e o peso. Além disso, possibilita o registo dos exames laboratoriais e a definição de lembretes para a toma de medicamentos ou quando são publicados novos estudos.
• ThyroidMgr: Um diário pessoal para doentes com várias disfunções da tiroide. Permite o registo fácil de dados clínicos, como peso e sintomas, medicamentos e dados laboratoriais, que podem ser representados graficamente.
• Thyroid Nodule & Cancer Guide: Uma aplicação que ajuda doentes (e médicos) na análise de nódulos da tiroide. O aplicativo fornece uma imagem em 3D da aparência da sua tiroide e a evolução dos nódulos ao longo do tempo.
• Nutrition Hypothyroidism: Aplicação que ajuda os doentes com hipotiroidismo a gerir a sua alimentação através de ferramentas interativas. Fornece informações importantes sobre as dúvidas mais comuns sobre nutrição, informa sobre o número de calorias que devemos ingerir para manter o peso e possibilita o registo dos alimentos ingeridos.

Uso das redes sociais e plataformas

O uso das redes sociais e plataformas digitais são já um hábito diário. Contudo, é também cada vez mais comum a sua utilização para a troca de informações, esclarecimento de dúvidas e uma maior interação entre doentes e entre estes e os profissionais de saúde.
A nossa página de Facebook e website são exemplos de plataformas com informações credíveis e atuais sobre os distúrbios da tiroide:
• Página de Facebook da ADTI: https://www.facebook.com/adtiroide
• Associação das Doenças da Tiroide: https://adti.pt/.

Fontes:
Hormone.org
American Thyroid Association
https://www.apple.com/pt/ios/app-store/
https://play.google.com/store/apps?hl=pt_PT
https://www.endocrineweb.com/

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.