Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 20 de Março de 2020 às 16:00 em Notícias | 0 comentários

Encontrar a felicidade nos pequenos momentos para melhor lidar com a doença

Encontrar a felicidade nos pequenos momentos para melhor lidar com a doença

Tente sempre ser feliz mesmo quando tem de lidar com uma doença e os seus sintomas. Esta é a nossa mensagem para o Dia Internacional da Felicidade.

Começamos pelo fim para lhe dizer que tudo na vida tem um início, por vezes difícil de superar, mas é importante que tenha sempre assinado Felicidade. Quantas vezes perguntou a si mesmo como pode alcançar a felicidade, se tem dificuldade em lidar com uma determinada doença? É possível? Claro! Dizemos-lhe que é simples e começa sempre com força de vontade e, sobretudo, pensamento positivo para enfrentar o diagnóstico e finalizar um tratamento com sucesso.

De seguida, apresentamos quais os benefícios que o estado de felicidade traz quando se tem disfunções na tiroide. Sugerimos também, algumas dicas para conseguir combater os inimigos da alegria.

Já ouviu falar dos inimigos da felicidade? A rotina, o medo, a solidão e a ansiedade. Como podemos libertar-nos do que é negativo?

Rir! Está comprovado que rir e sorrir melhoram, de modo geral, a saúde e bem-estar. A hormona da felicidade, a serotonina, é a sua aliada e regula o humor prevenindo o mood depressivo que pode estar associado ao problema de hipotiroidismo. Neste distúrbio da tiroide, o nosso organismo “não aprova” a serotonina. Contudo, graças à toma rigorosa da medicação, há um aumento dos níveis das hormonas da tiroide equilibrando o nível desta hormona no nosso organismo.

A ansiedade e o stress podem desencadear o aparecimento de doenças inflamatórias/autoimunes. A hormona envolvida na resposta ao stress, cortisol, protege os tecidos dos danos causados pela resposta imuno-inflamatória. Estudos sugerem que o aumento do cortisol em doentes com tiroidite de Hashimoto leva a glândula a suprimir o correto funcionamento do sistema imunológico do doente. Mais uma vez, sorrir leva a um desencadeamento de certas moléculas, as corticotrofinas, que estimulam a libertação do cortisol.

É importante termos uma atitude positiva perante a doença sem temermos os sintomas da doença. O seu médico estará sempre ao seu lado para esclarecer todas as dúvidas e problemáticas que surjam pelo caminho. Não menos importante, é ter ao seu lado a sua família e os seus amigos e sentir-se agradecido.

Terminamos como começámos, com o desejo de que o leitor seja feliz e, como referimos acima, é que possível apaziguar-nos e sermos felizes mesmo quando enfrentamos alguns sintomas temíveis.

 

Fontes:

  1. Mirella P. Hage et al., The Link between Thyroid Function and Depression. J Thyroid Res. 2012; 2012: 590648. Published online 2011 Dec 14. doi: 10.1155/2012/590648.
  2. Bauer M, et al Thyroid hormones, serotonin and mood: of synergy and significance in the adult brain, 2002.
  3. Bennett MP, et al. Humor and Laughter May Influence Health: III. Laughter and Health Outcomes, 2008.
  4. Agha-Hossein F, et al. The association of elevated plasma cortisol and Hashimoto’s Thyroiditis, a neglected part of immune response, 2015

 

 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 − four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.