A Doença Autoimune da Tiroide e a COVID-19
O que é uma Doença Autoimune da Tiroide?
Inúmeras doenças da tiroide apresentam uma etiologia autoimune, dentro deste espólio clínico incluem-se a Tiroidite Crónica Autoimune (ou de Hashimoto) e a Doença de Graves. Apesar de em Portugal, a principal causa de hipotiroidismo é a Tiroidite Crónica Autoimune, é a Doença de Graves, que apresenta maiores riscos de saúde, em caso de pandemia. A sua principal característica é presença no nosso corpo de uma substância anormal (TRAb), um anticorpo anti-receptor da TSH, em que a sua capacidade de hiperestimular a tiroide pode vir a provocar hipertiroidismo e atingimento ocular (exoftalmia e outras alterações). Então, quais são os principais riscos?
A Doença Autoimune da Tiroide fragiliza o doente com COVID-19?
A parte do sistema imunológico que é responsável pelas doenças autoimunes não é a mesma que combate infeções virais, como o COVID-19. Ou seja, os doentes com a doença autoimune da tiroide não ficam imunocomprometidos. No entanto, as pessoas que sofram de Doença de Graves e atingimento ocular, que estejam sob corticoterapia ou outros fármacos imunocompressores para a patologia ocular, encontram-se mais expostas ao risco de serem impactadas pela COVID-19.
O que deverão fazer neste caso?
É fundamental fazer o acompanhamento médico indicado pelo SNS e pela DGS, cumprir o isolamento voluntário e interromper transitoriamente a medicação, se esta for a indicação do médico.