Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 12 de Agosto de 2020 às 18:30 em Notícias | 0 comentários

Consulta de endocrinologia pediátrica: diagnóstico precoce de distúrbios da tiroide em caso de risco de outras doenças auto-imunes

Consulta de endocrinologia pediátrica: diagnóstico precoce de distúrbios da tiroide em caso de risco de outras doenças auto-imunes

Hoje, dia 12 de agosto, celebra-se o Dia Mundial da Juventude. No que à tiroide diz respeito, atrevemo-nos a dizer que crianças sem problemas na tiroide serão jovens saudáveis no futuro! Devemos assim proteger os nossos filhos, sendo a prevenção fundamental através de um diagnóstico precoce.

A tiroidite autoimune é uma patologia prevalente em idade pediátrica, sendo a principal causa de hipotiroidismo adquirido na criança e no adolescente. A sua incidência entre os 6 anos e o final da adolescência é de 1,3 %, ocorrendo com maior frequência no sexo feminino. Entre os distúrbios da tiroidite autoimune, os mais frequentes na infância são a tireoidite autoimune crónica (Hashimoto) e a doença de Graves, com a formação de um bócio não nodular toxico. Existem algumas questões que podem ajudar o médico a avaliar as causas para estes distúrbios endócrinos do seu filho/a. Alguns fármacos antiepiléticos ou para reforçar o sistema imunitário estão associados ao desenvolvimento do hipotiroidismo, que pode ser acompanhado pelo aumento do volume da tiroide ou bócio. Também a ingestão excessiva de iodo ou a sua deficiência no organismo são sinais de alerta. O histórico clínico, como alguma infeção bacteriana no trato respiratório ou uma faringite aguda na criança poderão ser sintomas de tiroidite supurativa aguda.

O diagnóstico é importante uma vez que os distúrbios da função tiroideia têm importantes repercussões no desenvolvimento e no crescimento da criança. Um atraso na idade óssea, um risco acrescido no atraso no desenvolvimento e aprendizagem ou alguns problemas de peso são os mais descritos.

Assim sendo, o especialista poderá fazer uma avaliação completa da função tiroideia. Ele avaliará o histórico clínico do seu filho pela palpação na zona do pescoço, de forma a verificar sinais do aumento da tiroide, nódulos ou gânglios linfáticos aumentados. Cada lobo da glândula da tiroide normal tem aproximadamente o tamanho da falangeta do polegar de uma criança. Outro exame inicial que pode ser realizado em crianças em caso de suspeita de doença autoimune é o teste de anticorpos anti-tiroideus, um biomarcador com o objetivo de averiguar a resposta imunológica da criança. Para avaliação da morfologia da tiroide de crianças com anticorpos positivos da tiroide sugere-se a ultra-sonografia da glândula, de forma a eliminar algumas suspeitas de assimetria da tiroide ou de um aumento dos gânglios linfáticos.

Para além destes exames iniciais, são realizados outros exames de diagnóstico como o doseamento das hormonas tiroideias através de uma análise ao sangue. Estes ajudam o médico a verificar os níveis das hormonas tiroideias.

Reforçamos assim a mensagem de que deve ser feito um despiste precoce para a tiroidite auto-imune nas crianças e nos jovens que apresentam outras doenças auto-imunes, como a diabetes mellitus tipo 1 ou a doença celíaca. As complicações deste distúrbio podem levar à condição de hipotiroidismo, interferindo no desenvolvimento e crescimento dos nossos filhos. Dificuldades essas que podem ser evitadas quando as crianças são tratadas por profissionais qualificados e tanto os pais como os filhos estão consciencializados com a sua saúde.

Prevenimos na infância, para uma vida adulta saudável!

 

Fontes:

Uptodate.com: Stephen LaFranchi, MD. Approach to acquired goiter in children and adolescents

www.endocrineweb.com/conditions/hashimotos-thyroiditis/preventing-hashimotos-thyroiditis

www.spedm.pt/wp-content/uploads/2019/04/tiroidite-cronica-autoimune-20140520-132724.pdf

www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/hashimotos-thyroiditis

 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.