Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 25 de Maio de 2021 às 14:18 em Noticias | 0 comentários

Semana Internacional da Tiroide: vamos espalhar informação!

Semana Internacional da Tiroide: vamos espalhar informação!

São muitos os que, em todo o mundo, são afetados pelos distúrbios da tiroide. Os números dão conta de 350 milhões de pessoas cuja tiroide não funciona como devia, produzindo de forma excessiva ou insuficiente as hormonas que permitem um equilíbrio do organismo. E sabe-se também que destas, cerca de metade não tem diagnóstico.

Seja por falta de conhecimento, de informação, porque os sintomas se confundem com os de outras doenças, é um facto que é preciso falar mais e, sobretudo, fazer mais quando se trata da tiroide. E é isso que se pretende, pelo 13º ano consecutivo, com a Semana Internacional da Tiroide, uma iniciativa da Federação Internacional da Tiroide que decorre entre 25 e 31 de maio, com o apoio da ADTI, e que pretende aumentar as taxas de diagnóstico e melhorar a vida dos doentes. Até porque os distúrbios da tiroide têm tratamento.

Este ano, o foco vai para as doenças da tiroide e a deficiência de iodo antes, durante e depois da gravidez. Isto porque infertilidade e gravidez são questões em que a saúde da tiroide desempenha um papel essencial, não apenas para a mulher, também para o feto.

Irregularidades menstruais, mudanças na duração do ciclo e até mesmo falhas na ovulação podem ser efeitos dos distúrbios da tiroide, com a perda da libido e infertilidade muitas vezes associadas ao hipotiroidismo. E, mesmo nos casos em que a mulher consegue engravidar, há riscos reconhecidos para o feto.

No entanto, existem tratamentos, existem formas de viver a vida ao máximo. Para isso, há que estar informado, conhecer os sintomas e realizar exames regulares à tiroide.

 

Fonte: Federação Internacional da Tiroide

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − eighteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.