Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 08 de Novembro de 2021 às 16:08 em Notícias | 0 comentários

Hipertiroidismo: quando a tiroide trabalha de mais

Hipertiroidismo: quando a tiroide trabalha de mais

Se ter uma tiroide que trabalha de menos é um problema, ter uma tiroide que trabalha de mais, o chamado hipertiroidismo, é o reverso da medalha que configura também uma dor de cabeça para quem vive com este problema. Quando a pequena glândula em forma de borboleta produz e liberta hormonas tiroideias a mais na corrente sanguínea, acelera o metabolismo do corpo, ou seja, a produção de energia, alterando o equilíbrio tão desejado.

Podem ser vários os sintomas para quem sofre com este problema, sendo um deles a perda de peso, mesmo quando o apetite se mantém inalterado ou até aumentou. Ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, nervosismo e/ou irritabilidade, fraqueza muscular, mãos trémula ou cabelos quebradiços e finos são outros dos sintomas de um problema que são, muitas vezes, subtis na sua manifestação, podendo passar despercebidos durante algum tempo. 

É ao médico que cabe a confirmação do diagnóstico, feita através de uma análise simples ao sangue, que avalia os níveis das hormonas tiroideias na corrente sanguínea. Segue-se o tratamento, que depende do tipo de hipertiroidismo, da idade e do estado de saúde de quem dele sofre e que será adaptado caso a caso.

É, no entanto, importante realçar que os sintomas do hipertiroidismo não devem ser deixados sem tratamento, o que pode dar origem a complicações graves. Por tratar, a doença pode causar arritmia – alteração do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, assim como o risco de AVC ou insuficiência cardíaca, aumentando ainda, no caso das mulheres que se encontram na pós-menopausa, o risco de osteoporose (perda da massa óssea) e de fraturas ósseas.

Fontes: British Thyroid Foundation e Thyroide Aware

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 + seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.