Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 13 de Outubro de 2021 às 16:48 em Noticias | 0 comentários

Os nutrientes que melhoram o funcionamento da tiroide

Os nutrientes que melhoram o funcionamento da tiroide

Não existe nenhuma dieta comprovadamente eficaz para ‘tratar’ os distúrbios da tiroide. Mas apesar daquilo que comemos não ter poderes para travar a doença, há muito que a ciência confirmou que a alimentação é essencial para a saúde e bem-estar. O que significa que as nossas escolhas alimentares têm a capacidade de nos fazer sentir melhor. 

E isso passa por preferir alimentos nutritivos, ingerir frutas, vegetais, frutos secos e alimentos integrais, por preferir proteína magra, como peixe ou carne branca, optar pelas gorduras saudáveis, como o azeite, reduzir as gorduras saturadas, que se encontram sobretudo nos produtos de origem animal, como carne e queijo, e as gorduras trans, ou seja, os ácidos gordos insaturados, presentes nos alimentos processados. Passa também pela ingestão de leguminosas, pela redução do consumo de refrigerantes, batatas fritas, doces, biscoitos e outros, ricos em calorias e pobres em nutrientes. 

Nutrientes esses que desempenham um papel importante na função da tiroide, pelo que os especialistas recomendam que sejam parte integrante do regime alimentar. Apresentamos, aqui, alguns:

Iodo – Essencial para a produção de hormonas da tiroide, pode ser encontrado no sal iodado ou nos frutos do mar.

Selénio – Este mineral desempenha também um papel na saúde da tiroide e encontra-se presente, entre outros, no atum, ovos e lentilhas.

Zinco – Segundo as descobertas feitas pela ciência, o zinco regula a criação e a função das hormonas da tiroide, estando presente em maiores quantidades nas ostras, sementes de abóbora e no frango.

Vitamina D – Importante para o sistema imunitário, esta vitamina pode encontrar-se nos peixes gordos, leite, laticínios, ovos e cogumelos. 

Vitaminas B12 – Acredita-se que pessoas com doenças autoimunes da tiroide, como a tiroidite crónica ou Hashimoto, assim como a doença de Grave, têm um risco maior de apresentar níveis baixos de vitamina B12, importante para a obtenção da energia dos alimentos, formação de glóbulos vermelhos e saúde mental. Está presente nas sardinhas, salmão e alguns cereais. 

Vitamina C – A glândula da tiroide precisa de vitamina C para se manter saudável. E esta pode ser encontrada no pimento, kiwi, papaia, laranja, limão, entre outros.

Fontes: Harvard, Endocrineweb, Thyroid UK

 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − fourteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.