Pages Menu
Facebook Instagram Youtube WhatsApp
Categories Menu

Publicado em 21 de Dezembro de 2021 às 17:03 em Notícias | 0 comentários

Frio, inverno e tiroide

Frio, inverno e tiroide

Há muito que a ciência estabeleceu a ligação entre a temperatura corporal e a função da tiroide, confirmando que as hormonas produzidas pela pequena glândula em forma de borboleta são as principais reguladoras do metabolismo e da produção de calor pelo nosso corpo. O que significa que os meses mais frios têm impacto na produção destas hormonas.

E que, à medida que os termómetros assinalam temperaturas mais baixas, o organismo torna necessário um aumento, ainda que ligeiro, da produção de hormonas da tiroide, para ajudar a compensar a exposição ao frio. É assim para quem tem uma tiroide saudável e é também assim para as pessoas com o diagnóstico de hipotiroidismo, cujo impacto pode ser bem maior.

Para estas, este agravar das condições atmosféricas pode significar também um agravamento dos sintomas comuns associados a este distúrbio da tiroide, como fadiga ou depressão, assim como a intolerância ao frio, com as mãos e pés mais suscetíveis à descida das temperaturas.

Pode ser necessário consultar o médico, para avaliar não só os níveis das hormonas tiroideias, mas qualquer necessidade de adaptação à medicação. E é preciso ainda adotar algumas medidas que ajudem a minimizar este impacto do tempo mais frio. A prática de exercício físico regular é uma delas, uma vez que esta aumenta o metabolismo.

Proteger-se do frio, usando camadas de roupa, sem esquecer as mãos (luvas), o pescoço (cachecol) ou a cabeça (gorro), é uma medida válida para todos quando o inverno se instala, assim como optar por alimentos que podem gerar calor, como as sopas ou as bebidas quentes, como chá.

 

Fonte:

https://www.btf-thyroid.org/myths-and-misunderstandings-about-thyroid-disease

https://www.healthcentral.com/article/cold-weather-and-your-thyroid

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen + 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.