Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 20 de Outubro de 2022 às 10:13 em Estudos Tiróide | 0 comentários

Problemas de Tiroide Associados ao Aumento do Risco de Demência

Problemas de Tiroide Associados ao Aumento do Risco de Demência

O que é que a tiroide tem a ver com demência? De acordo com um novo estudo levado a cabo por investigadores dos EUA e de Taiwan, parece haver uma associação entre os problemas na pequena glândula em forma de borboleta e o risco de vir a sofrer da doença. Ou seja, ter uma tiroide hipoativa na vida adulta pode mesmo aumentar a probabilidade de um diagnóstico de demência. 

Publicados na revista Neurology, os resultados deste estudo tiveram por base a análise de dados de mais de 15.000 pessoas, 7.843 das quais com diagnóstico de demência e outras 7.843 sem este problema identificado no início do trabalho.

Depois de ajustados outros fatores de risco para a demência, como a pressão alta, diabetes, depressão ou doenças cardíacas, os cientistas descobriram que as pessoas com 65 ou mais anos e com histórico de hipotiroidismo – com uma glândula da tiroide hipoativa, que não produz hormonas suficientes – apresentavam um risco 81% superior de demência, quando comparadas com aquelas sem problemas de tiroide.

“Em alguns casos, os distúrbios da tiroide foram associados a sintomas de demência, que podem ser reversíveis com o tratamento”, refere o autor deste trabalho, Chien-Hsiang Weng, especialista da Brown University, nos EUA. “Embora sejam necessários mais estudos para confirmar estas descobertas, as pessoas devem estar conscientes dos problemas de tiroide como um possível fator de risco para a demência”, acrescenta.

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + 18 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.