O que é que o Excesso ou Perda de Peso tem a ver com a Tiroide?
Quando se fala em doenças da tiroide, são muitos os que de imediato pensam no peso, ou melhor, nos quilos a mais ou a menos associados a este tipo de problemas. Porque há, de facto, uma relação entre a glândula da tiroide e o aumento ou perda dos quilos apresentados pela balança, uma vez que as hormonas da tiroide são importantes para controlar o gasto de energia, a ingestão de alimentos e o peso corporal.
Esta questão do peso é, de resto, uma das que mais frustração causa nas pessoas que enfrentam o diagnóstico destes distúrbios: no caso do hipertiroidismo, muitos são os doentes que apresentam alguma perda de peso, que será tanto maior quanto mais grave for o problema na tiroide, perda esta que, quando a doença se encontrar controlada, deverá ser revertida.
Já o hipotiroidismo, que se caracteriza pela existência de uma tiroide hipoativa, costuma estar associado a algum ganho de peso, muitas vezes superior naqueles indivíduos com hipotiroidismo mais grave.
Mas, afinal, porque é que isto acontece? A Associação Americana da Tiroide explica que há muito se conhece a existência de uma relação complexa entre as doenças da tiroide, o peso corporal e o metabolismo. Sabe-se que as hormonas da tiroide regulam o metabolismo em animais e humanos e que o metabolismo é determinado através da medição da quantidade de oxigénio usada pelo corpo durante um período específico de tempo. Se a medida for feita em repouso, ela é conhecida como taxa metabólica basal (TMB).
E sabe-se que se a tiroide estiver extremamente hiperativa (hipertiroidismo), a TMB do indivíduo aumenta, o que leva ao aumento de calorias necessárias para manter o peso corporal. Se a pessoa não aumentar a quantidade de calorias ingeridas para igualar o excesso de calorias queimadas, haverá perda de peso.
No caso da tiroide hipoativa (hipotiroidismo), há uma diminuição da TMB, o que provoca ganho de peso, que pode não estar relacionado com a acumulação de gordura. Aliás, os especialistas defendem que a maior parte do peso extra ganho pelas pessoas com hipotiroidismo é devido à acumulação de sal e água, sendo raro, nestes casos, um aumento de peso significativo – em geral, serão entre um a cinco quilos de peso corporal, dependendo da gravidade do hipotiroidismo. No entanto, é preciso ter atenção que, se o ganho de peso for o único sintoma de hipotiroidismo presente, é menos provável que a responsabilidade seja da tiroide.