Pages Menu
Categories Menu

Publicado em 21 de Novembro de 2022 às 12:14 em Tiróide | 0 comentários

Stress e Tiroide: Uma Relação Nem Sempre Pacífica

Stress e Tiroide: Uma Relação Nem Sempre Pacífica

O stress faz parte da nossa vida. Sempre foi assim e a sua existência não tem de ser, necessariamente, uma coisa má. Mas tudo muda de figura quando o stress se avoluma, se acumula e se torna companhia constante, com impacto na nossa saúde, o que se torna uma má notícia para a tiroide, a glândula com grande importância no equilíbrio do nosso organismo.

Não há nenhum estudo que confirme que o stress, ou o excesso deste, causa problemas na tiroide. Mas é, isso sim, consensual que desempenha um papel nestes distúrbios, com os especialistas a concordarem que tem a capacidade de exacerbar estes problemas.

Quando em stress, o organismo liberta uma hormona, o cortisol, cujo excesso pode, por sua vez, interferir com a produção das hormonas da tiroide, levando a pequena glândula em forma de borboleta a trabalhar em excesso, o que pode contribuir para o hipertiroidismo. 

Apesar de haver tratamento para os problemas da tiroide, ainda não há medicação capaz de erradicar o stress, pelo que a sua gestão é essencial para uma vida mais saudável e para uma tiroide que se quer equilibrada. Como? Fazendo alterações aos estilos de vida que ajudem a manter o stress à margem, como praticar meditação ou ioga, praticar exercício físico, que liberta hormonas do bem-estar, como endorfinas, ou ainda dormir o suficiente, o que permite que o corpo recupere de um dia duro de trabalho, dando-lhe energia para enfrentar o stress no dia que se segue.

Fonte: https://www.endocrineweb.com 

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.